Home Reportagens AWS facilita configuração de fluxos de vídeo interativos com o Amazon Interactive Video Service

AWS facilita configuração de fluxos de vídeo interativos com o Amazon Interactive Video Service

Por Ricardo Batalha

Novo serviço gerenciado, baseado na tecnologia da Twitch, facilita configuração de transmissões de vídeo interativas ao vivo para um aplicativo da Web ou móvel em minutos

A Amazon Web Services (AWS) lançou o Amazon Interactive Video Service (Amazon IVS), um novo serviço totalmente gerenciado que facilita a configuração de fluxos de vídeo interativos ao vivo para um aplicativo da Web ou móvel em apenas alguns minutos. O Amazon IVS usa a mesma tecnologia que alimenta o Twitch , um dos serviços de streaming ao vivo mais populares do mundo, com quase 10 bilhões de horas de visualizações de vídeo em 2019, fornecendo aos clientes conteúdo ao vivo sem latência (o tempo que leva o vídeo é transferido da câmera para o visualizador), que pode ser inferior a três segundos (significativamente menor que as latências de 20 a 30 segundos comuns atualmente no streaming de vídeo on-line).

Os clientes podem facilmente configurar e transmitir vídeo ao vivo por meio de seu próprio site ou aplicativo móvel, com entrega escalável que suporta milhões de espectadores simultâneos em todo o mundo. Com o Amazon IVS SDK e APIs, os clientes também podem incorporar recursos interativos em seus feeds ao vivo. Não há taxas adicionais ou compromissos iniciais necessários para usar o Amazon IVS, e os clientes pagam apenas pela entrada de vídeo no Amazon IVS e pela saída de vídeo entregue aos espectadores.

O público on-line está cada vez mais se voltando para aplicativos móveis e da Web para vídeo ao vivo em esportes, entretenimento, educação e trabalho. Os espectadores exigem conteúdo com maior resolução e reprodução de vídeo suave, sem buffers ou atrasos, independentemente de onde estejam localizados ou do dispositivo ou aplicativo que estão usando. Os espectadores também esperam mais interatividade na transmissão ao vivo, para que possam participar dessas experiências (e de outros espectadores) à medida que os eventos se desenrolam, não momentos depois de ocorrerem.

Construir a infraestrutura para acompanhar a demanda do consumidor por vídeo ao vivo é complexo, demorado e caro. Hoje, os clientes demoram meses para criar aplicativos interativos com fluxos de trabalho de vídeo para entrada, processamento e distribuição de conteúdo. Além disso, ainda precisam configurar transcodificadores para streaming em formatação de taxa de bits adaptável para suportar vários tipos dispositivos, selecione os protocolos de streaming apropriados, configure redes de entrega de conteúdo (CDNs) e integre players de vídeo. Mesmo depois de todo esse trabalho, o conteúdo interativo da transmissão ao vivo ainda exige latência mínima para uma boa experiência do usuário.

No entanto, o streaming de vídeo tradicional exige que o vídeo seja produzido em várias resoluções e segmentado para entrega. O reprodutor de vídeo do visualizador armazena vários segmentos em um buffer, para que a resolução da reprodução possa ser alterada dependendo da rede e do dispositivo do visualizador para otimizar a qualidade do serviço, o que cria muita latência adicional. Isso pode significar que os espectadores têm latências de 20 a 30 segundos, impossibilitando que os criadores de conteúdo interajam ao vivo com seus públicos sem sacrificar a qualidade do serviço.

O Amazon IVS elimina o custo e a complexidade associados à configuração de fluxos de vídeo interativos ao vivo. Ele permite que clientes se concentrem na construção de experiências atraentes para seus espectadores. O Amazon IVS é um serviço totalmente gerenciado, que disponibiliza vídeos ao vivo de alta qualidade para espectadores em todo o mundo com uma latência que pode ser inferior a três segundos (em vez de 20 a 30 segundos).

Para iniciantes, os clientes simplesmente enviam seus vídeos ao vivo para o Amazon IVS usando um software de streaming padrão como o Open Broadcaster Software (OBS). O Amazon IVS recebe o vídeo, depois o transcodifica e otimiza automaticamente, disponibilizando-o para entrega ao vivo por meio da infraestrutura global gerenciada pela AWS em segundos, usando a mesma tecnologia de transferência de vídeo usada pelo Twitch para seu serviço de transmissão ao vivo.

Os criadores e desenvolvedores de conteúdo podem usar o Amazon IVS Player SDK para fornecer experiência consistente e de baixa latência ao vivo, em diferentes plataformas e dispositivos de exibição, sem comprometer ou aumentar a qualidade do vídeo. Os clientes podem combinar as APIs do SDK e do Amazon IVS para anexar dados de texto estruturados aos fluxos de vídeo e criar conteúdo interativo, incluindo pesquisas e tabelas de classificação, que são automaticamente sincronizados com o vídeo ao vivo.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados