Home Reportagens TV Bandeirantes escolhe a Pebble para seu novo canal Agro+ dedicado ao agrobusiness

TV Bandeirantes escolhe a Pebble para seu novo canal Agro+ dedicado ao agrobusiness

Por Ricardo Batalha

Novo canal 100% dedicado ao agrobusiness combina o poder da automação Marina e da tecnologia de canal integrado Dolphin da Pebble

A Pebble Beach Systems, automação de playout e especialista em channel-in-a-box, anunciou hoje que a TV Bandeirantes lançou seu novo canal Agro+ com os sistemas Marina e Dolphin da Pebble no centro de sua operação. O Agro+ é um canal especializado no agrobusiness, vital para o país, e foi lançado em 22 de junho. Com programação cobrindo todos os aspectos do setor, o canal com tecnologia “fully file-based” é dividido em dois locais, com sede principal em Brasília e Master Control em São Paulo. A renomada solução de automação Marina da Pebble controla os dispositivos de canal integrado Dolphin, que trabalham com o branding, os gráficos e o controle de loudness do canal. A tecnologia original foi instalada pela Videodata, revenda local da Pebble, que também realizou o comissionamento remoto para este novo lançamento.

“O sistema precisa ser rápido e responsivo, pois temos operações em duas cidades; toda a nossa engenharia está sediada em São Paulo, enquanto o estúdio e a redação do Agro+ estão em Brasília”, comenta Thiago Perrella, CTO da TV Bandeirantes. “Foi também um projeto com um prazo extremamente apertado, que é claro, ganhou complexidade adicional por ter que ser realizado sob medidas de isolamento”.

Apesar dos obstáculos causados pelas restrições da quarentena, a instalação foi concluída em tempo recorde. Houve menos de 10 dias desde o recebimento do pedido até a transmissão ao vivo do canal de playout automatizado, o que é uma grande conquista nas atuais circunstâncias. Toda a instalação, comissionamento e treinamento para o novo canal também foi realizado com êxito remotamente pela experiente equipe da Videodata que trabalhava de casa.

“O Agro+ foi um desafio único devido às limitações da atual pandemia de saúde”, diz Marcelo Blum, gerente de arquitetura e tecnologia da Videodata. “Utilizando a plataforma de hardware existente já instalada na Band e implementando saídas NDI para os sinais de pré-visualização, a implementação foi concluída em tempo recorde, sem a necessidade de novo hardware no local. Esta é certamente a primeira vez que lançamos um novo canal completamente de forma remota, e a experiência foi um grande sucesso graças à Pebble.”

A Rede Bandeirantes é cliente da Pebble Beach Systems desde 2008 e possui um grande sistema de automação de playout, incluindo mais de 30 playlists de controle mestre e nove switchers de notícias e produção, com integração MOS para sistemas de redação. Em 2019, lançou o Smithsonian Channel no Brasil, totalmente baseado na tecnologia da Pebble e com suporte local também fornecido pela Videodata.

“Estabelecemos um forte relacionamento com a Band nos últimos 12 anos e estamos muito satisfeitos por trabalhar novamente com a equipe da Videodata, especialmente nesta missão única de lançar um novo canal durante a atual pandemia”, comenta David Russin, vice-presidente de vendas para as Américas da Pebble Beach Systems. “As operações remotas em que o Agro+ se baseia estão se tornando mais comuns à medida que as organizações buscam cada vez mais fluxos de trabalho distribuídos, e estamos muito satisfeitos pela contribuição do Marina e do Dolphin para levar esse canal ao ar com tanta velocidade, facilidade e simplicidade.”

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados

Comentários fechados.