Home Reportagens BroaMan: multiplexador Mux22 de ajuda o VAR a revisar lances polêmicos

BroaMan: multiplexador Mux22 de ajuda o VAR a revisar lances polêmicos

Associação das Federações de Futebol do Azerbaijão tornou-se certificada pelo VAR da FIFA e requisitou a versão personalizada do Mux22 da BroaMan

Por Ricardo Batalha

A necessidade de simplificar um sistema para revisão instantânea de incidentes de VAR (árbitro assistente de vídeo) dos estádios de futebol da Premier League do Azerbaijão resultou em integradores de sistemas baseados na Alemanha pela Broadcast Solutions, estabelecendo um fluxo bidirecional de dados visuais e de áudio entre um hub central e remoto locais de eventos no país. Como resultado, a AFFA (Associação das Federações de Futebol do Azerbaijão) tornou-se oficialmente certificada pelo VAR da FIFA.

Para conseguir isso, eles requisitaram uma versão personalizada do popular multiplexador Mux22 da BroaMan, estendendo a capacidade de um dispositivo, permitindo transportar todos os sinais por um único cabo de fibra duplex, dentro da infraestrutura de fibra existente. A Broadcast Solutions venceu uma licitação para o planejamento, projeto e implementação do sistema VAR e, desde então, trabalhou de forma confiável com a AFFA.

O sistema VAR compreendeu um projeto de duas partes, com um sistema VAR móvel incorporado em um transportador de 3,5 t, bem como três VOR (Salas de Operação de Vídeo) integradas aos escritórios do Estádio Olímpico de Baku, servindo como um hub VAR central para todos jogos da liga de futebol do Azerbaijão. A solução móvel é usada nos casos em que os locais não possuem uma conexão de linha de fibra para o hub VAR ou as distâncias são muito grandes. A solução VAR móvel oferece três locais de trabalho com um monitor de voo adicional colocado na linha lateral para os árbitros revisarem incidentes questionáveis.

Enquanto os 10 estádios em todo o país que compõem a liga já estão conectados com linhas de fibra dedicadas, três estão disponíveis a qualquer momento. O Mux22 da BroaMan desempenhou um papel central na solução geral, com três unidades fixas no centro Baku VAR e as outras três em racks móveis para os estádios situados ao redor de Baku. Os três VORs agora oferecem espaço suficiente para três árbitros assistentes de vídeo trabalharem. Eles, por sua vez, têm acesso a uma Sala do Aparelho Central (CAR) separada, o que lhes dá a possibilidade de cobrir três partidas simultaneamente. Cada sistema VAR, tanto móvel quanto fixo, está equipado para lidar com até oito sinais de vídeo por partida.

O gerente de projetos da Broadcast Solutions, Gunnar Jungerts, explicou como BroaMan trabalhou com os integradores para produzir uma solução personalizada. “A distância teórica máxima possível de 80 km em uma rede de fibra depende da qualidade dos links de fibra e, eventualmente, dos pontos intermediários. Na infra-estrutura de fibra dada, poderíamos realizar uma distância máxima de fato de 56 km. No entanto, na faixa estendida, o Mux22 funciona perfeitamente bem e é possível monitorar isso na interface do usuário.”

“Com a ajuda dos dispositivos BroaMan, a Broadcast Solutions cumpriu o briefing da AFFA e implementou uma solução viável. Como resultado, a Associação de Futebol do Azerbaijão agora tem a capacidade de compartilhar conteúdo de vídeo e áudio, facilitando o processamento de dados de estádios remotos para revisão e julgamento perfeitamente”, concluiu Farida Lutfaliyeva, líder do projeto VAR.

Site relacionado: https://broadcastmanufactur.com/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados