Home Reportagens Chyron lança CAMIO 5.3

Chyron lança CAMIO 5.3

Integrações com as últimas suítes de edição não linear e sistemas de computador de redação se unem a novos recursos para adaptar gráficos em múltiplos mercados de notícias

Por Ricardo Batalha

A Chyron anunciou o lançamento do CAMIO 5.3, a mais recente edição do renomado sistema de gerenciamento de gráficos em redação Media Object Server (MOS) da empresa. O CAMIO 5.3 foi atualizado para atender às demandas em constante evolução dos broadcasters de notícias. As atualizações proporcionam uma integração mais estreita com as suítes de edição não linear e sistemas de computador de redação mais recentes. Além disso, o CAMIO 5.3 oferece um uso mais abrangente das informações de redação MOS para uma reprodução eficiente e introduz um novo fluxo de trabalho para gerenciamento dinâmico de projetos gráficos entre equipes distribuídas.

“O CAMIO sempre teve o objetivo de simplificar os gráficos em todas as etapas do processo de redação, e as atualizações para a versão 5.3 refletem nosso compromisso contínuo em atender às necessidades de nossos principais clientes de notícias”, afirmou Robin Boemare, Diretor de Portfólio de Produtos de Tecnologia de Gerenciamento de Conteúdo da Chyron. “Ao trazer o poder da Plataforma PRIME para produção ao vivo às mãos de repórteres e produtores, o CAMIO se torna um elemento central no fluxo de trabalho moderno da redação. Com esse lançamento 5.3, os usuários ganham eficiências valiosas ao trazer gráficos de alta qualidade para o ar a partir de suas aplicações específicas de escolha”, completou.

A atualização mais notável do CAMIO 5.3 é o novo Painel de Controle de Acesso do Usuário, que permite aos administradores criar grupos dinâmicos de permissões de usuário em equipes distribuídas. Como resultado, estações locais têm acesso de edição sobre projetos gráficos localizados sem sobrescrever pacotes mestres que devem ser editados apenas pelo departamento de arte designado. Se a estação ou grupo de estações utiliza um modelo centralizado de hub-and-spoke ou um modelo mais distribuído de stem-and-leaf, as pessoas certas têm as permissões adequadas para acessar e editar o conteúdo.

Outra área-chave de melhoria no CAMIO 5.3 é fornecer mais metadados de gráficos para impulsionar produções automatizadas a partir do sistema de computador de redação. Uma nova API que conecta o PRIME e o CAMIO permite o uso de metadados XMP para preencher automaticamente campos de texto substituíveis para gráficos PRIME dentro do CAMIO, economizando tempo e eliminando erros de digitação.

Um novo código de tempo OUT para gráficos permite que jornalistas e produtores que trabalham com o plugin NRCS do CAMIO, LUCI, especifiquem o tempo preciso em que a reprodução gráfica termina, anulando qualquer duração definida nas animações do modelo. O sistema de automação que utiliza as informações da lista de tarefas da redação pode usar essas informações de código de tempo para gerenciar os gráficos automaticamente, mantendo a lista de tarefas em horário.

O destaque do recurso adicionado ao CAMIO 5.3 é um Painel de Controle de Acesso do Usuário para gerenciar permissões de projetos gráficos em uma rede dinâmica de hub-and-spoke.

Com suporte para as últimas versões do Grass Valley Edius (versões 9 e 10), o CAMIO 5.3 oferece um caminho fácil para trazer gráficos PRIME de uma biblioteca de modelos CAMIO para um projeto de edição do Edius. O Plugin NLE do CAMIO tem sido um recurso do CAMIO há muito tempo, e atualizações contínuas para acomodar as principais aplicações NLE ajudam os usuários a garantir uma aparência consistente em conteúdo ao vivo e pós-produzido, frequentemente por meio da criação eficiente e centralizada de todos os gráficos para ao vivo e pós-produção.

O CAMIO 5.3 agora se integra ao SNews Arion, um NRCS que está ganhando destaque na indústria de notícias com sua interface e ferramentas de fácil utilização. Isso reforça o compromisso da Chyron em garantir que o CAMIO funcione em todos os ambientes de redação, independentemente do fornecedor de NRCS. A Chyron também atualizou as integrações existentes com NRCS com suporte para as últimas versões do ENPS, OpenMedia, iNews e Inception News.

As atualizações do CAMIO 5.3 trazem ainda mais eficiência no fluxo de trabalho de renderização e reprodução de cenas. O Media Engine aprimora o fluxo de trabalho do PRIME e do CAMIO ao renderizar cenas como clipes, usando informações substituíveis do LUCI, e agora pode renderizar essas cenas como arquivos ProRes com formatos de vídeo entrelaçados, oferecendo suporte a uma visualização, aprovação e reutilização de gráficos mais eficientes. O CAMIO ISQ (Intelligent Sequencer), que controla um ou vários motores de gráficos PRIME para fornecer modelos personalizados para reprodução, agora possui a opção “Exibir Cabeçalho da História” (“Display Story Header”), que simplifica a organização dos blocos de histórias e torna a lista de reprodução mais fácil de ler e monitorar.

A Chyron oferece uma ampla gama de ferramentas de produção ao vivo para notícias, esportes, eventos, corporativos, esports, governo, locais de culto e transmissões educacionais, no ar e online. O CAMIO 5.3 já está disponível para download.

Site relacionado: https://chyron.com/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados