A nova versão do CAMIO oferece recursos de renderização de gráficos, a capacidade de publicar conteúdo em mídias sociais e um novo plugin HTML5
A ChyronHego acaba de lançar o CAMIO 4.4, o servidor de gerenciamento de ativos gráficos e gateway MOS. A solução inclui recursos-chave projetados para tornar os fluxos de trabalho de notícias voltados para o produtor ainda mais versáteis, flexíveis e econômicos. Os aprimoramentos dessa versão 4.4 incluem uma nova arquitetura de mecanismo de renderização, a capacidade de publicar conteúdo direto da redação para a mídia social e o LUCI5, um novo plugin HTML5 para a interface de preenchimento de gráficos LUCI.
O CAMIO Universe for News Production é o ecossistema de ponta a ponta, todo em software, da ChyronHego, que permite que produtores e jornalistas criem notícias e as enviem rapidamente ao ar. Com ferramentas como a solução de criação e reprodução de gráficos LyricX e a plataforma multifuncional PRIME Graphics, o CAMIO Universe impulsiona fluxos de trabalho de notícias e previsão do tempo com tecnologias de TI.
“Com o CAMIO Universe estamos oferecendo um centro de controle gráfico intuitivo e de alta velocidade que aborda todos os aspectos da produção de notícias e dá aos produtores tudo o que eles precisam para contar histórias “, afirma Boromy Ung, diretor de produtos da ChyronHego. “E agora, com o CAMIO 4.4, o CAMIO Universe oferece ainda mais versatilidade como configurar e controlar câmeras robóticas, fornecer comutação de vídeo baseada em software para aprimorar uma história com gráficos climáticos sofisticados ou gerar gráficos substituíveis em um estúdio virtual ou real.”
O CAMIO Render Engine combina os produtos já existentes External Renderer e MediaMaker da ChyronHego em uma única solução para renderizar e visualizar todos os elementos gráficos diretamente de um computador da redação (NCRS) ou de uma solução de edição não linear (NLE). Também fornece um renderizador externo com o qual os usuários do NCRS podem visualizar os gráficos criados usando os modelos LyricX e PRIME Graphics.
A interface para integrar gráficos Lyric ao NLE e outros fluxos de trabalho baseados em arquivos, agora está disponível como a opção de software Media Renderer no CAMIO Render Engine. Os usuários podem acessar a interface de criação de conteúdo de modelo LUCI para renderizar animações para Lyric e PRIME Graphics a partir de uma ampla gama de aplicativos NLE de terceiros, incluindo o Adobe Premiere, o Avid Media Composer e o Grass Valley EDIUS.
O Mecanismo de Renderização do CAMIO pode ser ampliado facilmente quando uma maior disponibilidade e um maior número de gráficos são necessários, como durante a cobertura de uma grande reportagem de última hora ou de um evento especial. Várias unidades podem ser adicionadas em paralelo para redundância e maior rendimento.
“Nosso novo fluxo de trabalho CAMIO Render Engine ajudará produtores e editores a unificar a criação de conteúdo para produção linear tradicional no ar e produção não-linear para streaming, web e aplicativos de mídia social. As mesmas ferramentas e fluxos de trabalho funcionam em ambas as mídias e é fácil reapresentar gráficos ou histórias inteiras. Os usuários ficarão confortáveis usando as ferramentas de seus ambientes familiares de NRCS ou NLE. Essa é uma capacidade crítica no mercado de notícias competitivo e em evolução de hoje”, afirma Ung.
Os clientes da ChyronHego que atualmente possuem um renderizador externo ou o sistema MediaMaker poderão converter suas licenças para o mecanismo de processamento do CAMIO. A solução suporta a renderização de visualização e a funcionalidade de renderização de mídia, com as opções de software apropriadas instaladas.
Aproveitando esse novo renderizador de mídia, os produtores agora podem enviar conteúdo diretamente do LUCI5 para o Facebook e o Twitter. Fazendo a ponte entre as mídias sociais e o OTT, os novos recursos de publicação do LUCI5 tornam mais rápido e fácil a obtenção de notícias para os espectadores – seja pelo ar ou pelas mídias sociais.
O LUCI5 é baseado na nova especificação de plug-in HTML5 do Protocolo do Servidor de Objeto de Mídia (MOS), tornando-o compatível com muitas soluções NRCS atuais – mas a interface também suporta alguns sistemas de computador de redação mais antigos por meio de um contêiner ActiveX.