Home Reportagens Cinegrafista Keisuke Imamura grava novo clipe musical de C.O.S.A. com URSA Mini Pro 12K

Cinegrafista Keisuke Imamura grava novo clipe musical de C.O.S.A. com URSA Mini Pro 12K

Gravado em um porto pesqueiro na Prefeitura de Mie no Japão, clipe foi colorizado com o DaVinci Resolve Studio

Por Ricardo Batalha

A Blackmagic Design anunciou que o renomado cinegrafista Keisuke Imamura usou a câmera digital cinematográfica URSA Mini Pro 12K para gravar o clipe musical de “Mikiura” do artista de hip hop C.O.S.A. com a participação de Kid Fresino. O clipe, gravado em um porto pesqueiro na Prefeitura de Mie no Japão, foi captado principalmente no início da manhã e durante o pôr do sol usando apenas luz natural e, em seguida, foi colorizado com o DaVinci Resolve Studio.

Imamura é um cinegrafista que já trabalhou em uma grande variedade de gêneros, incluindo longas-metragens, dramas televisivos, comerciais e clipes musicais. Ele trabalhou em vários videoclipes de artistas que dominaram as paradas e em comerciais para empresas importantes.

Ambientado na cidade de Mikiura, que é o título da música, o clipe musical é uma mensagem do caótico presente para o futuro. “A ideia não era fazer um clipe musical de hip hop convencional, mas ir à Mikiura, o lugar que o C.O.S.A. mais amava, com o Kid Fresino, e filmar os dois em um estilo documentário,” disse Imamura.

A preparação da gravação foi muito simples. Imamura usou apenas uma URSA Mini Pro 12K, nas mãos e sem nenhuma iluminação.

“Os pontos de apoio não eram bons, e os lugares onde eu conseguia ficar em pé eram muito pequenos, mas eu queria que as imagens fossem mais estilo documentário, então fiz a filmagem na mão. A filmagem em si levou o dia todo, do amanhecer ao entardecer, mas não filmei muito durante o dia, pois achei que um toque nostálgico cairia melhor para a música, então fiz a filmagem principalmente de manhã e no fim da tarde,” explicou Imamura.

O clipe musical foi colorizado na Artone Film com o DaVinci Resolve Studio. “O mais importante para mim foi manter o estilo originalmente adquirido na filmagem. A ideia básica da gradação para mim é conseguir através dela coisas que não foram possíveis conseguir no set. A gradação fluiu perfeitamente, sem nenhum problema. Embora eu tenha filmado apenas com luz natural, pude criar os tons que queria,” continuou Imamura.

Imamura utiliza câmeras Blackmagic desde que estudava cinema na universidade. “Quando eu estava na universidade, as primeiras Blackmagic Cinema Camera e Pocket Cinema Camera foram lançadas, e eu as usei muito. Naquela época, a Blackmagic era a única opção que cabia no meu bolso e que me permitia fazer ótimas filmagens,” disse Imamura.

“O estilo das câmeras Blackmagic é original, e eu inclusive gravei alguns filmes com o modelo original da Blackmagic Cinema Camera para conseguir o tom e o visual das películas de 16 mm. A URSA Mini Pro 12K ainda tem um tom original parecido, porém aperfeiçoado, então você pode usar a URSA Mini Pro 12K ou os modelos anteriores dependendo dos projetos e das cenas”, acrescentou.

“Definitivamente, as câmeras Blackmagic levaram a criatividade da minha geração a outro patamar. A Blackmagic Design continua aprimorando as suas câmeras, mas ainda mantém preços que os jovens podem pagar, o que é maravilhoso. Há uma tendência cada vez mais forte de que, se os jovens usam câmeras Blackmagic, eles também as usarão quando se tornarem profissionais. A maioria das pessoas assistindo a este clipe musical também é jovem, e espero que apreciem a qualidade desta câmera através deste clipe,” concluiu Imamura.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados