Home Reportagens Clear-Com Encore System usada em turnê virtual de Todd Rundgren

Clear-Com Encore System usada em turnê virtual de Todd Rundgren

Por Ricardo Batalha

Para garantir a comunicação entre membros da equipe de produção, e manter os requisitos de distanciamento social adequados, foi usado o sistema Encore Analog Partyline Intercom

A turnê de dez semanas de Todd Rundgren, “Clearly Human”, foi agendada e remarcada três vezes desde março de 2020, mas depois recebeu uma adaptação para ser virtualizada como se fosse uma excursão regular nas principais cidades dos Estados Unidos. Cada local foi selecionado de acordo com a aparência de cada cidade e incluiu todos os elementos de um giro “normal” – uma enorme parede de vídeo, sistema de iluminação, pirotecnia e efeitos especiais –, exigindo a mesma coordenação de qualquer grande evento de música ao vivo. Toda a turnê virtual de 25 datas é transmitida a partir do mesmo palco, em Illinois. “Há muitos benefícios em ter o show ao vivo, mas em casa. Você praticamente não perde nada se for ao banheiro. Basta aumentar o volume um pouco para que você possa ouvir e deixar a porta aberta”, brincou o vocalista e multi-instrumentista americano Todd Rundgren (ex-Utopia e Nazz), que atualmente se prepara para lançar o álbum “Space Force”, 26º disco de sua carreira solo.

Para garantir uma comunicação fácil entre os membros da equipe de produção, bem como para manter os requisitos de distanciamento social adequados, foi usado o sistema Encore Analog Partyline Intercom, da Clear-COM. O sistema Encore forneceu comunicação full-duplex com ótima qualidade de áudio para usuários separados por distâncias físicas maiores do que o normal e desafiados pela natureza estridente de estar em um show. Todos os membros da equipe de produção também foram equipados com packs de cinto RS-501 e fones de ouvido CC-95 para garantir que não perdessem o ritmo.

“A Clear-Com está sempre em nosso piloto quando o local não oferece o sistema de comunicação, mas a função do intercomunicador tornou-se muito mais crucial e tornou meu papel muito mais fácil de aplicar”, explicou o Tour Manager e engenheiro de monitor Paul Froula.

Froula prevê um futuro brilhante para a indústria de som ao vivo, com muita atividade no horizonte. Embora ainda haja dúvidas sobre como serão os shows no futuro, é evidente que as comunicações serão consideradas desde o início em qualquer nova produção. “O que realmente me interessa agora são as soluções IP, da Clear-Com. Com a produção remota se tornando mais popular, a capacidade de ter um membro-chave da equipe seja parte da conversa de toda a cidade – ou de todo o país, nesse caso – torna-se muito mais importante”, concluiu.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados

Comentários fechados.