Home Reportagens Da pista do Indy500 ao Master Control da TV Cultura Brasil via LiveU

Da pista do Indy500 ao Master Control da TV Cultura Brasil via LiveU

TV Cultura, cliente da 2Live, representante autorizada da LiveU no Brasil, solicitou uma transmissão ao vivo para as 500 milhas de Indianápolis de 2023

Por Ricardo Batalha

Quando mais de 330 mil pessoas se reúnem na Indy500, maior evento automobilístico dos Estados Unidos, a realidade testa não só os pilotos como também as equipes responsáveis pela transmissão ao vivo. Diante desse tipo de desafio, a tecnologia LiveU é a solução de transmissão indiscutível na indústria de Broadcast, pois não há margem para erro, principalmente quando os olhos do mundo estão nas 200 voltas dadas por 33 pilotos no emblemático Indianapolis Speedway.

A TV Cultura cliente da 2Live, representante autorizada da LiveU no Brasil, solicitou uma transmissão ao vivo da pista e dos boxes dos dois pilotos brasileiros que disputaram as 500 Milhas de Indianápolis no último dia 28 de maio no Indianapolis Motor Speedway: Tony Kanaan e Helio Castroneves. A operação de campo também exigiu uma comunicação constante entre o estúdio no Brasil e com Bia Figueiredo, comentarista de automobilismo da TV Cultura e ex-piloto da Fórmula Indy, em Indianápolis (EUA).

O fluxo de trabalho foi baseado em uma combinação de uso do LiveU Xtender do terraço do media center para cobrir o pré-show e uma unidade LU600 implantado entre os boxes, conectado via IFB ao estúdio, garantindo assim total conectividade via IP.

“Nosso cliente, TV Cultura, precisava de uma equipe remota com alta mobilidade, conectividade em tempo real e resposta rápida. O Indianapolis Speedway é um local muito exigente devido aos pequenos espaços nos boxes e as mais de 330 mil pessoas consumindo dados ao mesmo tempo. Para enfrentar o desafio, coordenamos a cobertura com Link Miami, nossos parceiros de produção ao vivo nos Estados Unidos”, comentou Fabio Eitelberg, diretor da 2Live.

Nova produção do campo
A produção de campo em Indianápolis ficou a cargo da Link Miami, com Santiago de León como cinegrafista e especialista da LiveU, e Walkiria Marín como elo de produção entre a TV Cultura e os estúdios 2Live no Brasil, com Wagner Luiz no comando. “Essa transmissão ao vivo nos permitiu mostrar os bastidores do ponto de vista brasileiro. Foi a oportunidade de melhorar nossa cobertura, transmitindo vídeo ao vivo mesmo com mais de 330 mil pessoas em Indianápolis”, disse Wladir Lemos, diretor de esportes da TV Cultura.

“A transmissão começou às 10h30 e terminou às 16h30, com mais de 15 intervenções de Bia Figueiredo ao vivo com o controle master da TV Cultura do Brasil. Bia circulou livremente pelo autódromo minutos antes da largada, entrou no meio da torcida e dentro dos camarotes Castroneves e Kanaan, Santiago de León estava diante das câmeras e o sinal via LiveU foi ininterrupto, uma maratona de streaming. No Brasil, o comprometimento foi total e o feedback foi sentido nas redes sociais”, detalhou Walkiria Marín, do Link Miami.

No terraço do Indy500, o Link Miami instalou um estúdio portátil para o pré-show, que incluía um Xtender e uma mochila LiveU , iluminação e áudio. Sobre a performance de LiveU na pista: “Graças à mochila LiveU consegui transmitir 6 horas de forma confortável e eficiente, só me preocupei em captar as melhores imagens do momento histórico”, explicou Santiago de León, o cinegrafista responsável da cobertura.

“Sem dúvida a cobertura da corrida Indy500 para o nosso cliente TV Cultura foi uma honra para a 2Live, é a mais importante televisão pública do país e tinha exclusividade na transmissão da corrida para todo o país. O Brasil esteve atento a tudo o que aconteceu na competição ao ter dois pilotos importantes competindo, a emoção foi nacional, também foi a primeira vez que o formato de comentarista ao vivo foi testado de pista e foi um sucesso estrondoso graças à experiência do piloto profissional Bia Figueiredo”, concluiu.

O americano da Penske, Josef Newgarden, foi o vencedor das 500 Milhas de Indianápolis, superando Marcus Ericsson, da Chip Ganassi Racing, na última das 200 voltas. Helio Castroneves (Meyer Shank Racing) terminou em 15º e Tony Kanaan (Arrow McLaren Chevrolet) logo atrás, em 16º.

Site relacionado: https://www.liveu.tv/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados