Home Reportagens Documentário da Antena 3 produzido com Pocket Cinema Camera 6K Pro e DaVinci Resolve Studio

Documentário da Antena 3 produzido com Pocket Cinema Camera 6K Pro e DaVinci Resolve Studio

Juanma Martín, diretor de fotografia e operador de câmera, confessa que o ISO nativo duplo da câmera foi outra grande vantagem

Por Ricardo Batalha

A Blackmagic Design anunciou que a série documental “La penúltima y me voy” foi filmada na câmera digital cinematográfica Blackmagic Pocket Cinema Camera 6K Pro, e a pós-produção, incluindo edição e correção de cores, foi concluída no DaVinci Resolve Studio.

Os oito episódios mostram um pouco da carreira e vida pessoal de Joaquín Sánchez Rodríguez, capitão do Real Betis, equipe de futebol da LaLiga. A série documental foi transmitida pela Antena 3 no ATRESplayer, a plataforma de vídeos online do grupo Atresmedia, e produzida pela produtora de Sevilha Proamagna. “O diretor Tomás Durán queria um visual natural e realista típico de uma série documental, mas com um toque de dramatização para dar à narrativa a respeito de Joaquín, nosso diamante bruto, um tom elegante e único”, começa Iván Puente, coordenador técnico da Proamagna.

A produção trabalhou em um espaço de cores logarítmico, evitando o uso de LUTs de exibição até a pós. “Quase nunca tínhamos tempo para planejar ou usar configurações de iluminação complexas, então, normalmente contávamos apenas com luz natural”, continua. “Com as locações e as condições de iluminação mudando constantemente, a ciência de cores, juntamente com a faixa dinâmica, tornaram a Pocket Cinema Camera 6K Pro ideal para o trabalho, sempre captando tons claros e nítidos, mesmo em situações de alto contraste”, acrescenta Puente.

Juanma Martín, diretor de fotografia e operador de câmera, confessa que o ISO nativo duplo da câmera foi outra grande vantagem, pois ajudou a equipe de produção a controlar a granulação e a textura das imagens. “Trabalhamos quase sempre com ISO 400 externamente e ISO 1.250 internamente, e usamos o corretor de granulação do DaVinci Resolve Studio na pós-produção, resultando em uma bela imagem cinematográfica”, revelou.

“A portabilidade e a versatilidade da câmera foram cruciais durante toda a produção. A final da copa trouxe desafios únicos, pois precisávamos registrar todos os aspectos da participação de Joaquín no jogo, alguns dos quais eram menos previsíveis”, observa Martín.

A pós-produção contou com armazenamento conectado à rede (NAS) para gerenciar todos os copiões do projeto, com quatro estações de edição executando o DaVinci Resolve Studio conectado ao NAS via Ethernet de 10GB.

“Copiamos tudo e passamos a mídia para um projeto DaVinci Resolve, organizando e classificando os clipes e, então, usando um banco de dados SQL para ajudar a indexar tudo antes da edição e gradação multicâmera”, explica Puente.

“Esta foi a nossa primeira experiência de pós-produção de vídeo inteiramente no DaVinci Resolve e ficamos impressionados”, conclui Puente. “Ele se mostrou incrivelmente estável, embora a edição multicâmera tenha sido trabalhosa e complexa. Além disso, conseguir reproduzir em tempo real na mídia original da câmera nos poupou muito tempo.”

Site relacionado: https://www.blackmagicdesign.com

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados