Home Reportagens Dois primeiros satélites O3b mPOWER lançados com sucesso

Dois primeiros satélites O3b mPOWER lançados com sucesso

O lançamento anuncia uma era de conectividade de alto desempenho com a SES oferecendo soluções dedicadas de nível de operadora do espaço para os clientes quando e onde desejar

Por Ricardo Batalha

A SES anunciou que os dois primeiros satélites O3b mPOWER foram lançados com sucesso ao espaço por um foguete SpaceX Falcon 9 da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral na Flórida, Estados Unidos, às 17:48 ET (19:48 BRT). Construído pela Boeing e projetado para oferecer desempenho sem precedentes com carga útil orientada por software, o O3b mPOWER é o sistema de órbita terrestre média (MEO) de segunda geração da SES.

Os clientes que utilizam o O3b mPOWER estão preparados para transformar suas operações e se beneficiar da escala em nível de terabit; o rendimento mais alto, mais flexível e garantido; latência de ida e volta de menos de 150 milissegundos e disponibilidade de serviço incomparável.

O ecossistema O3b mPOWER é facilmente escalável e compreende 11 poderosos satélites iniciais, cada um equipado com mais de 5 mil feixes formados digitalmente, e uma extensa infraestrutura terrestre de próxima geração. Ele permite que a SES atenda às necessidades de conectividade atuais e futuras de governos, operadoras de rede móvel, empresas de energia, cruzeiros de classe mundial e empresas em todo o mundo. Os principais clientes que já se inscreveram no O3b mPOWER incluem Microsoft, Princess Cruises, Marlink, Jio Platforms, Orange, Claro Brasil e a recém-anunciada Vodafone Cook Islands.

“Muito mais do que mais um lançamento, hoje destacamos o próximo marco da nossa jornada MEO. Desde o início desta jornada, impactamos positivamente milhões em todo o mundo. Hoje, com o nosso O3b mPOWER de segunda geração, estamos trazendo uma tecnologia revolucionária que oferece uma combinação única de vários gigabits por segundo de rendimento em qualquer local, confiabilidade garantida e flexibilidade de serviço inédita no setor”, disse Steve Collar, CEO da SES. “Quer estejamos permitindo que os governos realizem missões críticas com segurança, operadores de cruzeiros para fornecer acesso de banda larga de alta velocidade aos passageiros em todos os momentos ou operadores de redes móveis para implantar redes 4G/5G em áreas subconectadas ou restaurar redes de comunicações em tempo de inatividade, o O3b mPOWER é o sistema de satélite preferido para aplicações em que o desempenho é mais importante.”

“Do conceito à realidade, a parceria com a SES durante o desenvolvimento da tecnologia pioneira foi notável”, afirmou Jim Chilton, Vice-Presidente Sênior da Boeing Space and Launch. “Os próximos meses serão outro período crítico de colaboração enquanto preparamos os próximos nove satélites para lançamento e permitimos que esses primeiros satélites cumpram sua missão de conectar pessoas ao redor do mundo”, concluiu.

Espera-se que o serviço comercial O3b mPOWER comece no terceiro trimestre de 2023.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados