Dropbox projeta novas ferramentas criativas, como visualizações de arquivos grandes, comentários de imagens e transferências de arquivos grandes
Embora o resto do mundo já esteja descobrindo o que significa trabalhar à distância, isso não é novidade para os profissionais da área de mídia e audiovisual, pois sempre fez parte de suas vidas profissionais. E as coisas ficaram mais difíceis devido ao vírus, pois os fluxos de trabalho remotos envolvendo várias pessoas tornam difícil visualizar o conteúdo, enviar arquivos grandes, revisar comentários e garantir a segurança dos dados. Agora, depois de anunciar novas parcerias com empresas do setor de mídia no último mês de maio, o Dropbox desenvolveu novas ferramentas criativas e integração para agilizar os processos de colaboração e resolver os problemas atuais desses setores.
Conforme a tecnologia avança, os arquivos de vídeo e áudio aumentam de tamanho. Portanto, agora que os projetos são entregues em 4K, e muito em breve em 8K, o Dropbox aprimorou seus recursos para acomodar esses formatos. Ter que esperar o download de arquivos grandes pode retardar ou até mesmo interromper o processo criativo. Porém, com as novas ferramentas, será possível convertê-los para que ocupem menos (por exemplo, formatos de vídeo .MXF para versões menores H.264), que podem ser baixados mesmo com conexões lentas.
Visualização de arquivo grande
Novos desafios surgem quando se trata de trabalhar em equipe e remotamente. Rever o trabalho e dar opiniões é essencial, mas muitas vezes o processo pode ser dificultado, especialmente ao lidar com grandes arquivos de mídia. Agora, as visualizações foram aprimoradas para os arquivos mais pesados, permitindo que você transmita e visualize vídeos de até 150 GB do Dropbox.
Os usuários agora podem compartilhar e colaborar com vários usuários sem ter que baixar o arquivo de áudio ou vídeo ou ter o aplicativo original. Por outro lado, quando um vídeo requer diferentes idiomas ou faixas de áudio, você pode selecionar entre várias faixas em um único vídeo e visualizar o que quiser sem precisar fazer o download. Por último, também haverá a possibilidade de consultar e configurar faixas em estéreo e ativar ou desativar os componentes de áudio sem sair do Dropbox.
Por outro lado, cada usuário costuma ter seu próprio sistema quando se trata de manter seus recursos multimídia no Dropbox. Ainda assim, pesquisar um arquivo específico pode ser entediante. Com a nova pesquisa de metadados, agora você pode encontrar o que precisa sem precisar saber o nome do arquivo.
Comentários nas imagens
Os profissionais de AV geralmente passam muito tempo colaborando com outras pessoas e trocando arquivos de vídeo. O processo de dar e receber feedback sobre esses vídeos pode se tornar complicado, especialmente quando se trata de enviar e-mails sobre possíveis modificações e captura dos códigos de tempo.
É por isso que o Dropbox introduziu comentários em imagens, permitindo ao usuário e seus colegas adicionar comentários no momento desejado dentro do vídeo e diretamente no Dropbox. Membros da equipe, clientes e fornecedores também podem ser marcados para receber notificações de feedback e tornar o gerenciamento de projetos mais fácil e rápido. Além disso, esta nova ferramenta é compatível com os formatos de vídeo mais utilizados, como QuickTime, MPEG-4 ou MXF.
Transferências de arquivos grandes
O Dropbox melhorou sua função de transferência, oferecendo agora a possibilidade de enviar até 250 GB (antes eram 100 GB) sem ocupar espaço no Dropbox, o que evita que o usuário tenha que enviar um disco rígido ou memória USB por mensagem. Você também pode acompanhar quem abriu o arquivo e o destinatário não precisa ser um usuário do Dropbox para acessar e visualizar o arquivo.
“Criamos todas essas ferramentas para melhorar o processo criativo, pois simplificam os fluxos de trabalho e a colaboração na concepção e produção audiovisual. No Dropbox, continuaremos a inovar para atender às necessidades de nossos clientes de mídia, para que eles possam se concentrar no trabalho que agrega mais valor – a criatividade”, declarou Paulo Rodríguez, Diretor de Inovação do Dropbox EMEA.
Além disso, o Dropbox também anunciou a integração da Adstream em seu ecossistema de parceiros. Com o Dropbox e a Adstream, os profissionais de mídia agora podem ir da produção de conteúdo à entrega em vários canais com apenas alguns cliques: organizar o conteúdo, estruturá-lo com metadados e explorar os arquivos do Dropbox da biblioteca Adstream.