Utilizando equipamentos escaláveis, canal do YouTube é capaz de cobrir desde lançamentos de foguetes ao vivo até bastidores e entrevistas exclusivas com líderes em exploração espacial
A Blackmagic Design anunciou que o canal do YouTube Everyday Astronaut está utilizando uma série de produtos da empresa, incluindo a Blackmagic Studio Camera 4K Pro e a URSA Mini Pro 12K, para ensinar ciência dos foguetes a 1,14 milhão de seguidores.
Com a missão de trazer o espaço mais perto dos terráqueos comuns, o Everyday Astronaut já gravou e transmitiu mais de 100 lançamentos de foguetes, incluindo a recente missão Inspiration4 da SpaceX, a primeira com tripulação totalmente civil a orbitar a terra.
Seja utilizando um switcher de produção ao vivo ATEM Mini Pro como uma solução móvel em externas ou um de produção ao vivo ATEM Constellation 8K no estúdio, o Everyday Astronaut recorre à Blackmagic Design para produzir sua cobertura de explorações espaciais. Utilizando equipamentos escaláveis, o Everyday Astronaut é capaz de cobrir desde lançamentos de foguetes ao vivo até bastidores e entrevistas exclusivas com líderes em exploração espacial.
“Como eu tinha que viajar até o Kennedy Space Center para o lançamento da Inspiration4, era preciso manter tudo leve e fácil, então configuramos um estúdio compacto composto de um ATEM Mini Pro, além das câmeras URSA Mini Pro 12K e URSA Mini Pro 4.6K G2”, disse o fundador Tim Dodd. “As câmeras captaram cenas belíssimas em câmera lenta, principalmente filmando em 8K a 120 fps na URSA Mini Pro 12K.”
“Taxas de quadro elevadas são fundamentais para filmar foguetes, assim como a capacidade de reenquadrar planos de imagens. Por exemplo, algumas das nossas filmagens antigas ficaram muito embaçadas, então filmamos em 8K a 600 mm e rastreamos o foguete. Ao cortar para 4K, onde queríamos a distância focal, tínhamos um enorme espaço para estabilizar o plano na pós, e ainda estávamos filmando a 120 fps, o que é uma loucura”.
“O Everyday Astronaut começou com apenas uma câmera e um computador. No entanto, sou obcecado por qualidade, e à medida que o canal crescia, eu sabia que precisava investir em um fluxo de trabalho de transmissão de alto nível, e foi isso que me atraiu à Blackmagic Design. Como estou sempre procurando maneiras de melhorar a qualidade, recentemente investimos na nova solução de streaming composta pela Studio Camera 4K Pro e o Blackmagic Web Presenter 4K para atualizar nossas transmissões ao vivo para 4K”.
Além de utilizar um fluxo de trabalho portátil profissional em suas viagens, Dodd também possui um estúdio no Texas, construído especificamente para cobrir o local de lançamento da SpaceX. O estúdio inclui um ATEM Constellation 8K, ATEM 2 M/E Advanced Panel, conversor de vídeo ATEM Streaming Bridge, unidades Micro Studio Camera 4K, DeckLink 8K Pro e UltraStudio 4K Mini para captação e reprodução, além de vários conversores.
“Sempre que eu precisava de uma solução, a Blackmagic Design tinha a resposta”, observou Dodd. “O ATEM Constellation 8K, por exemplo. Eu achava que nunca precisaríamos de 40 entradas, mas atualmente usamos mais da metade, e continuamos expandindo. Também já estamos usando metade das saídas”.
Dodd considerou o SuperSource do ATEM Constellation 8K, a conversão de padrões em todas as entradas e os 4 M/Es vantajosos para o seu fluxo de trabalho: “Não precisamos pensar em formatos, o que é incrível. Nós plugamos tudo e as coisas simplesmente funcionam”, explicou. “O ATEM Constellation 8K está produzindo dois programas de uma vez, pois nós temos uma alimentação limpa ao vivo somente das câmeras, além de um feed separado usando um M/E e o SuperSource. Nós preparamos janelas nos outros M/Es e podemos colocá-las no ar com extrema rapidez. Na hora de investir em um switcher, falei para o meu produtor Andrew Taylor que eu não queria abrir mão de nenhum recurso, e o ATEM Constellation 8K é o que chega mais perto disso”.
Segundo Dodd, graças à Blackmagic Design, ele pôde criar um fluxo de trabalho acessível, porém robusto e flexível o suficiente para superar qualquer desafio em seu caminho. “Podemos nos deslocar sem muito peso se estivermos na estrada, ou podemos criar um fluxo de trabalho bem mais complexo, por exemplo, se estivermos filmando na plataforma de lançamento da SpaceX e enviando o feed para o estúdio do Texas durante uma transmissão ao vivo”.
“A ciência dos foguetes pode ser intimidante para as pessoas aprenderem, então quero trazer respostas e despertar a curiosidade delas. Também quero que as pessoas possam assistir conteúdos da mais alta qualidade possível, o que é possível graças à Blackmagic Design. Os espectadores acessam o meu canal sabendo que vão encontrar conteúdo de alta qualidade, divertido e fácil de entender”, concluiu.
Site relacionado: www.blackmagicdesign.com/