A Blackmagic Design anunciou que o centro de pesquisa MindLabs, na Holanda, abriga uma nova instalação de estúdio de televisão de última geração construída pela Fontys Journalism em torno das câmeras Blackmagic URSA Broadcast G2 e do switcher de produção ao vivo ATEM Constellation 8K. O MindLabs faz parte da Universidade Fontys de Ciências Aplicadas e, mais especificamente, da Fontys Journalism, que oferece aos alunos uma oportunidade única de interagir com tecnologias e iniciativas de ponta. Um dos desenvolvimentos mais empolgantes é a recente conclusão de um estúdio de televisão, parte fundamental do compromisso da universidade em preparar os alunos para o dinâmico mundo do jornalismo no século XXI, com o apoio do integrador Cue Support BV.
“O nosso estúdio anterior, em operação por mais de uma década, foi concebido para um propósito diferente, e embora tenha nos atendido bem durante esse período, chegou ao final da sua vida útil”, contou Sjoerd van den Bersselaar, técnico de AV da Fontys Journalism.
“A flexibilidade e adaptabilidade são essenciais em um mundo de produção de mídia em constante evolução. Um estúdio de última geração que podemos reconfigurar rapidamente para atender a diversas necessidades é um recurso valioso. Reconhecemos isso e projetamos o estúdio mantendo esses princípios em mente”, observou van den Bersselaar.
A sala de controle principal (MCR) do estúdio gerencia todos os aspectos de produção atuais e se conecta a uma sala de patch onde os sistemas principais, incluindo um HyperDeck Studio HD Mini para gravação e três HyperDeck Studio Minis para gráficos e sobreposições, são integrados usando um backbone 12G-SDI.
No coração da nova instalação está um ATEM Constellation 8K, ao lado de um ATEM 2 M/E Advanced Panel para mixagem visual, e um roteador Smart Videohub 40×40 12G que lida com o gerenciamento e distribuição de sinais. “Com o Constellation, temos a flexibilidade de expandir para UHD e ir ainda mais além no futuro, construindo sobre uma base sólida. Se preparar para o futuro nunca foi tão divertido; o ATEM é realmente um equipamento incrível”, disse van den Bersselaar.
A aquisição no estúdio é realizada por quatro câmeras URSA Broadcast G2 equipadas com visores Blackmagic URSA Studio Viewfinder G2, enquanto os Blackmagic Studio Fiber Converters e Blackmagic Camera Fiber Converters fornecem vídeo, alimentação e comunicação via fibra óptica. No MCR, há um ATEM Camera Control Panel com um monitor SmartScope Duo 4K e um monitor de produção com cores precisas, utilizado para sombreamento remoto das câmeras.
Os alunos enviam seus materiais através de um programa de estúdio online, que distribui automaticamente os ativos para o software apropriado e as estações de trabalho no MCR, preparando-os para uso imediato.
“Além dos nossos scripts personalizados que operam o estúdio, as predefinições no software ATEM desempenharam um papel crucial na nossa automação, possibilitando o controle dos HyperDecks, leitores de mídia e macros através do painel ATEM 2 M/E”, continuou. “Antes, teríamos realizado todas essas tarefas manualmente, então isso nos poupa bastante tempo.”
“No início, utilizávamos equipamentos de primeira geração da Blackmagic no nosso estúdio anterior, e esse hardware permaneceu operacional por vários anos”, concluiu. “A durabilidade e versatilidade desses sistemas inspiraram confiança na equipe, resultando em nossa parceria contínua no desenvolvimento do novo espaço de estúdio.”
Site relacionado: https://www.blackmagicdesign.com
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube
1 comentário
[…] , 2023-11-21 08:38:10 ou clique aqui, para ler na íntegra. O material RSS “Fontys impulsiona futuros jornalistas com fluxo de produção ao vivo […]
Comentários fechados.