A TVU Networks, em colaboração com a tecnologia da AWS e as soluções satelitais da Starlink, permitirá que a France Télévisions cubra o percurso da tocha olímpica com uma redução de 65% nos custos de produção, como confirmado na NAB Show 2024.
A visão da TVU sobre a produção na nuvem culmina após extensos anos de desenvolvimento e pesquisa, com um projeto que, segundo Yoni Tayar, responsável pelo marketing da empresa, antecipa “o futuro da indústria”. A partir de 8 de maio, a France Télévisions transmitirá o percurso da tocha olímpica durante 69 dias, utilizando um fluxo de trabalho na nuvem. Romuald Rat, diretor de inovação e inteligência artificial da France Télévisions, explicou em uma conferência na NAB 2024 alguns detalhes desse fluxo de trabalho de alta complexidade.
Com um orçamento reduzido em comparação com coberturas como o Tour de France, e com a intenção de manter pilares como sustentabilidade e qualidade audiovisual, a emissora francesa explorou o mercado para encontrar metodologias que permitissem alcançar sua visão. O resultado é uma cobertura habilitada pelas soluções de produção e transmissão na nuvem da TVU Networks, que já foi testada com sucesso.
O fluxo de trabalho inclui o uso de oito câmeras, que variam de sistemas de transmissão tradicionais a drones e iPhones, fornecendo um total de 10 horas de transmissões ao vivo por dia. Esses sinais superam desafios como a saturação das redes móveis 4G e 5G por meio das tecnologias de agregação da TVU, o uso de uma rede 5G privada e conexões via satélite, como a Starlink, para garantir a cobertura em áreas remotas, bem como um backup durante toda a transmissão. Todo esse fluxo de trabalho chega à nuvem em diversas plataformas da TVU Networks hospedadas na AWS, para posterior produção na nuvem com o sistema TVU Producer, operado por dois profissionais em Paris. Uma vez pronta, a sinalização do programa é integrada à programação do canal TVU Channel. Skander Ben Attia, diretor de engenharia da France Télévisions, vê múltiplos benefícios nesse modo de operação: segurança de rede, frequência dedicada, serviço estável sem interrupções e baixa latência de 50-80 ms.
O teste real ocorrerá em 8 de maio, mas os primeiros estudos da France Télévisions indicam que esse fluxo de trabalho proporciona benefícios significativos que os levam a repensar a abordagem para futuras coberturas similares: uma redução de 65% nos custos de produção, 12 vezes menos emissão de CO2 e a eliminação de recursos comuns, como aviões ou helicópteros.
Novidades da TVU Networks na NAB 2024
Na NAB Show 2024, a TVU Networks antecipou iniciativas de inteligência artificial “centradas no ser humano” com o objetivo de ampliar “o que é possível na transmissão”. Entre esses desenvolvimentos, está o chatbot Media Solution AI, uma ferramenta acessível pelo site da TVU que permite aos usuários inserir seus desafios específicos, como a implementação de produção remota (REMI), e receber soluções personalizadas. A tecnologia da TVU pode ser integrada perfeitamente em diversos fluxos de trabalho, como TVU MediaMind, TVU Producer e TVU Channel, permitindo que os profissionais trabalhem desde a aquisição até a distribuição.
Segundo a TVU, ao adotar essas iniciativas, os broadcasters e criadores de conteúdo podem “desbloquear novos níveis de eficiência e criatividade”. Outras melhorias em IA incluem a automação de relatórios publicitários, o recorte de conteúdo e transcrições.
Site relacionado: https://www.tvunetworks.com/
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube