Home Tecnologia Ganhador do Oscar, Claudio Miranda, utiliza soluções Blackmagic para edição e correção de cor

Ganhador do Oscar, Claudio Miranda, utiliza soluções Blackmagic para edição e correção de cor

Por Redação

Vencedor do Oscar pelo filme “A vida de Pi”, Claudio Miranda usa DaVinci Resolve Studio e DaVinci Resolve Mini Panel da Blackmagic Design

O diretor de fotografia e ganhador do Oscar pelo filme A Vida de Pi, Claudio Miranda (ASC), utiliza o DaVinci Resolve Studio e DaVinci Resolve Mini Panel da Blackmagic Design para edição e correção de cor como parte de seu trabalho como diretor de fotografia e também em seus projetos pessoais.

Conhecido por seu trabalho cinematográfico com sucessos como Tomorrowland, Oblivion, The Curious Case de Benjamin Button, assim como pelo seu trabalho numa variedade de curtas-metragens, spots e vídeos musicais, Miranda afirma que é importante para ele, enquanto cineasta, compreender a correção e edição da cor. “Gosto de experimentar câmeras. Para mim, é mais íntimo tratar as imagens sozinhas. Para ver acima e abaixo da exposição, ressaltar os detalhes, a cor dos reflexos e das sombras. Conheço as capacidades das câmeras e seus recursos de intermediação digital. Ao longo dos anos, passei muito tempo com coloristas e aprendi muito com eles. Sempre faço perguntas, e parece-me que o DaVinci Resolve Studio é muito intuitivo.”

Durante uma recente filmagem publicitária da fabricante de carros Infinity, Miranda se baseou no DaVinci Resolve Studio e no DaVinci Resolve Mini Panel no set. “Usamos uma tela de projeção traseira para o fundo das tomadas interiores e algumas tomadas externas ao redor do veículo, e a velocidade do DaVinci Resolve Studio realmente ajudou. Estava adicionando borrões, desfoque vertical, múltiplas janelas de energia, verificando a iluminação e enviando sinais para o operador de dimmer, posicionamento e perspectiva de correção “, diz Miranda.

“Cada uma das janelas do carro tinha um tom ligeiramente diferente, então criei uma janela de energia para cada uma delas, corrigindo as diferenças de cor e a luminosidade. Recém-gravada a tomada, removemos e colocamos a iluminação, conforme a necessidade, dentro do veículo. Tudo isso tinha que ser feito enquanto estávamos filmando. A única vez que tive que armazenar em cachê foi quando estávamos usando mais de um tipo de desfoque e, em geral, todo o sistema era muito rápido. O cliente e o diretor ficaram impressionados com a flexibilidade do DaVinci Resolve Studio e como isso funcionou “, admite ele.

Blackmagic DaVinci Resolve Mini Panel

Para completar o fluxo de trabalho, Miranda conta com o Mini Painel DaVinci Resolve, assim como os dispositivos de captura e reprodução UltraStudio Express e UltraStudio 4K Extreme 3. “Posso trabalhar muito mais rápido com ele e me ajustar melhor com as rodas físicas. Também gosto muito de como posso passar da edição para a gradação de cores rapidamente.” Além de seu trabalho no set, Miranda tem um sistema em seu estúdio que utiliza para provas, filmagens de pré-produção e referências de cores para projetos maiores, ou seus próprios projetos pessoais, todos editados no DaVinci Resolve Studio.

“Inicialmente, estava usando outro programa para editar e logo colocá-lo no DaVinci Resolve Studio, mas por que usar várias soluções? Além disso, como diretor de fotografia não posso ficar olhando imagens que não são corrigidas pela cor, então trabalhar em um programa que pode alternar entre edição e gradação de cores é um ótimo fluxo de trabalho para mim”, reconhece o diretor da fotografia.

“Gosto de trabalhar em RAW para ver todas as capacidades da câmera, e posso até editar em RAW com o DaVinci Resolve Studio. É tão rápido que realmente não preciso fazer proxies. Eu particularmente adoro ferramentas de estabilização. E se precisar aumentar o zoom, é bom lidar com os arquivos originais”, conclui Miranda.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados