O projeto da Brasoftware envolveu a tecnologia Snow License Manager, uma plataforma de Gestão de Ativos de Software, que fornece uma visão unificada de todos os ativos de software e hardware e métricas de utilização de aplicativos
O Grupo Bandeirantes de Comunicação, uma das maiores redes de comunicação do país, reduziu seus custos com licenciamento de software em 12,5 milhões de reais, em três anos, por meio de um projeto da Brasoftware com a tecnologia Snow License Manager, uma plataforma de SAM, sigla em inglês para Software Asset Management (Gestão de Ativos de Software), da Snow, que fornece uma visão unificada de todos os ativos de software e hardware e métricas de utilização de aplicativos.
Contando com a experiência da Brasoftware, uma das maiores provedoras de tecnologia do Brasil, para obter o máximo da plataforma, o grupo reduziu, em três anos, 59% dos gastos com tecnologia, garantindo mais investimentos para a transformação digital que o Grupo vem implantando.A equipe de Suporte Técnico da Band atende a todas as empresas do grupo (TV Bandeirantes, Rede 21, TV Terra VIVA, Arte 1, Smithsonian, Band News TV, BandSports, Band FM, Rádio Bandeirantes, Nativa FM, Rádio Trânsito).
“Atendemos a 2.910 colaboradores em todo o Brasil e precisávamos de um sistema que nos auxiliasse no controle e gestão de licenças e ativos, e a solução da Snow nos atendeu perfeitamente neste ponto. Utilizávamos o Snow desde 2016, mas no projeto de renovação da ferramenta, o projeto executado pela Brasoftware foi decisivo para alcançarmos resultados tão expressivos com a solução”, afirma AlexanderBiltoveni, Gerente de TI na Rádio e Televisão Bandeirantes.“O projeto ajudou a Band a ter visibilidade total de todos seus ativos de TI, incluindo licenças em uso, recursos ociosos e sobretudo, ampliou a gestão e governança em Compliance, garantindo conformidade de uso e economia”, ressalta Fernando Calhelha, Executivo Comercial da Brasoftware.
Marcelo Boriero, Country Sales Director da Snow acrescenta que o software da companhia permite ter uma visão gerencial dos ativos de TI, além de colaborar com informações para suportar diversas iniciativas como: planejamento de budget, acompanhamento de projetos, insides para otimização e redução de custo. Com uma interface amigável para gerenciar diversos fornecedores de software, dispositivos e localizações. “Além disso,os dados de auditoria podem ser importados de mais de uma fonte de inventário, tornando esse trabalho muito mais simples e eficaz”, explica Boriero da Snow.
Para aproveitar ao máximo os benefícios da ferramenta, uma agenda especial de capacitação foi realizada exclusivamente para os profissionais da Band. “Com este projeto, temos muito mais controle dos nossos ativos, uma visão ampla dos nossos recursos e maturidade, o que gera uma gestão muito mais efetiva e ajuda a BAND na evolução da sua missão”, conclui Alexander Biltoveni.