Home Especiais HISPASAT apresenta na NAB Show 2022 seu novo serviço atacadista de Over The Top

HISPASAT apresenta na NAB Show 2022 seu novo serviço atacadista de Over The Top

A operadora mostra no estande W8510 solução que permitirá a operadoras de televisão por assinatura e fornecedores de serviços contar com um serviço de entretenimento multitelas de alta qualidade por Internet

Por Ricardo Batalha

HISPASAT, a operadora e fornecedora espanhola de soluções e serviços por satélite do Grupo Red Eléctrica, participa por mais um ano da NAB Show 2022, em Las Vegas, onde apresenta a nova solução atacadista de televisão em um ambiente OTT (Over-The-Top). Este novo serviço permitirá que as operadoras de televisão por assinatura, os provedores de serviços de Internet (ISP, em inglês) e as empresas de conteúdo regional possam oferecer aos seus clientes um serviço de entretenimento multitelas de alta qualidade pela Internet, para o qual não será necessária a utilização de suas próprias infraestruturas. Desse modo, reduz-se o investimento inicial, bem como o tempo necessário para o lançamento deste tipo de soluções.

A HISPASAT ficará responsável pela exploração integral do serviço e proporcionará a infraestrutura para o processamento de vídeo no seu teleporto de Lurín (Peru) incluindo o recebimento de conteúdo linear (canais de televisão) e de conteúdo on-demand, bem como sua codificação e publicação, além de ferramentas adicionais para incluir e gerenciar o conteúdo e a oferta, agrupar e estabelecer preços e visualizar o design dos aplicativos.

Por outro lado, a HISPASAT apresenta no seu estande (W8510) o Hispasat Wave Video, sua nova geração de serviços audiovisuais gerenciados, que inclui soluções end-to-end escaláveis para o envio e distribuição de televisão e conteúdos por meio do satélite e da tecnologia OTT. O Wave Video permite às operadoras, distribuidoras, ISPs e provedoras de conteúdos reduzir seus custos e ampliar seu alcance ao maior público possível. As soluções da Hispasat Wave Video se beneficiaram da aquisição por parte da HISPASAT, em 2021, dos ativos e operações de transporte de sinal da Media Networks Latin America no Peru.

HISPASAT consolida seu Plano Estratégico com uma receita de 181 milhões de euros em 2021
A Assembleia Geral de Acionistas da HISPASAT, a operadora e fornecedora espanhola de soluções e serviços por satélite do Grupo Red Eléctrica, aprovou hoje por unanimidade as contas anuais correspondentes ao exercício 2021, no qual alcançou uma receita total de 181 milhões de euros, representando um aumento de 14,9% sobre a receita obtida em 2020.

A ritmo constante e isolando o efeito dos tipos de mudança, o negócio orgânico cresceu 9% em relação a 2020, uma evolução muito positiva em relação ao conjunto do setor de satélites, que registrou uma perda aproximada de 3%. Por regiões geográficas, 72,5% do total de negócios da empresa veio do continente americano, enquanto 27,5% se originou no mercado europeu.

Com estes resultados, a HISPASAT culmina seu saneamento e consolida os objetivos estabelecidos no seu Plano Estratégico 2021-25. De acordo com o processo de transformação definido, o negócio de serviços gerenciados – tanto de banda larga quanto de vídeo – representa já quase 15% do valor total do Grupo, graças em grande parte à contribuição proveniente do negócio adquirido para a gestão e transporte de sinais de vídeo na América Latina.

A HISPASAT está financiando este processo com fundos próprios. A elevada geração de fluxo de caixa operacional permitiu à empresa reduzir seu endividamento financeiro líquido em 35% com relação a 2020, situando-o em 112,5 milhões de euros. Este nível menor de dívida reforçou um sólido equilíbrio da situação, apoiado também em uma forte posição de liquidez. Por isso, a HISPASAT conta com a capacidade investidora suficiente para responder a projetos já em andamento e outros novos – alinhados com a execução do seu Plano Estratégico – por meio de fundos próprios e financiamento externo e que, portanto, não precisam de recursos dos acionistas.

O EBITDA obtido em 2021 chegou a 136,2 milhões de euros, 14,2% a mais que em 2020, o que representa uma margem operacional sobre receitas de 75,2%. Da mesma forma, o resultado líquido obtido pela empresa em 2021 foi de 55,8 milhões de euros, dos quais 80%, —ou seja, 44,6 milhões de euros—, serão distribuídos como dividendos aos seus acionistas. Além disso, no último exercício, o Grupo investiu 73,4 milhões de euros, 25,5% a mais que no ano anterior. Deste valor de investimento, 81,5% foi destinado aos preparativos para o lançamento do novo satélite Amazonas Nexus, previsto para o final deste ano.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados