Home Reportagens Hispasat e Thales Alenia Space fazem demonstração com sistema complementar ao satélite

Hispasat e Thales Alenia Space fazem demonstração com sistema complementar ao satélite

Por Redação

O objetivo desta demonstração é fazer testes de aplicações 4G/5G

A Hispasat, operadora espanhola de comunicações por satélite e Thales Alenia Space estão trabalhando juntas em uma demonstração de balão estratosférico voador para aplicações de telecomunicações 4G/5G. O objetivo desta demonstração é fazer testes de aplicações 4G/5G para realizar comunicações diretas entre smartphones e o HAPS (High Altitude Pseudo Satellite – sistema complementar ao satélite), até outubro de 2018, sobre o sul do território espanhol.

Para coincidir com o interesse da Hispasat no mercado de HAPS, a Thales Alenia Space se uniu à empresa espanhola Zero 2 Infinity, fornecedora do balão que será usado na demonstração para substituir o futuro dirigível que eles estão desenvolvendo.

“A Hispasat apoia a exploração das possibilidades que novas plataformas estratosféricas oferecem como complementos para satélites geoestacionários”, afirma Carlos Espinós, CEO da Hispasat. Segundo ele, as soluções estratosféricas trazem maior flexibilidade e agilidade às operações, permitindo atender às necessidades de comunicações e conectividade de forma imediata com uma infraestrutura que fornece uma enorme banda larga com um mínimo de atraso, evitando ao mesmo tempo todas as limitações técnicas e econômicas derivadas do lançamento de objetos para o espaço exterior. “Além disso, é uma solução com um impacto ambiental ainda mais reduzido do que o dos satélites, o que implica uma vantagem adicional”, complementa.

“A Thales Alenia Space está orgulhosa hoje em ter a confiança da Hispasat em sua solução HAPS: o Stratobus, que não é nem um drone nem um satélite, mas um dirigível estratosférico que combina o melhor dos dois mundos, fazendo com que um produto de baixo custo ofereça cobertura regional autônoma e permanente, totalmente complementar à oferta de satélites. O StratobusTM é projetado para uma ampla gama de aplicações regionais civis ou militares: telecomunicações, navegação, vigilância e sua posição na estratosfera em uma atitude de 20 quilômetros é uma ótima posição para aplicações de telecomunicação 4G e 5G de smartphones do usuário final”, explica Jean Loïc Galle, CEO da Thales Alenia Space.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados