A operadora instalará uma unidade fotovoltaica de autoconsumo nos terrenos do centro de controle de satélite de Arganda del Rey (Madri), que fornecerá uma parte da energia elétrica necessária para seu funcionamento
A HISPASAT, a operadora espanhola de comunicações por satélite, deu mais passo no seu compromisso com o meio ambiente ao aprovar a instalação de uma unidade fotovoltaica no seu centro de controle de satélites localizado em Arganda del Rey (Madri). Estima-se que esta unidade estará operacional em menos de um ano, e prevê-se que forneça 26% da energia necessária para o funcionamento do centro. Significará uma produção anual de aproximadamente 782 mil kW e uma economia acumulada durante a vida prevista da mesma de 1,5 milhões de euros, bem como uma importante redução do impacto ambiental gerado pela atividade da empresa.
Esta decisão soma-se à iniciativa implementada em 2018, quando a operadora assinou um contrato com Acciona Green Energy para que o fornecimento de eletricidade deste mesmo centro fosse realizado com Garantia de Origem (GdOs) o qual certifica que 100% da eletricidade consumida foi produzida por fontes renováveis ou de cogeração de alta eficiência em qualquer ponto do país.
Com ambas ações, a empresa garante a procedência de energia totalmente verde, o que implica uma diminuição do uso de combustíveis fósseis com o fim de evitar o aquecimento global e uma redução do impacto ecológico da Hispasat ao tratar-se de energia renovável, inesgotável e não poluente.
Essas ações limitarão as emissões de CO2 à atmosfera procedentes do consumo de eletricidade e contribuirão assim para a preservação do meio ambiente.
Ambas iniciativas estão inseridas na política de Responsabilidade Social Corporativa da HISPASAT alinhadas com o respeito ao meio ambiente como parte do seu compromisso global com a sustentabilidade e a excelência e com a busca da melhoria da eficiência energética nas suas instalações.
HISPASAT sustentável
Durante os últimos anos, a empresa realizou diferentes ações e participou de iniciativas com o objetivo de contribuir para a proteção do meio ambiente e a redução do seu impacto ambiental.
Neste sentido, além da melhoria de eficiência energética, trabalhou-se na redução progressiva de consumo de matérias primas, especialmente o papel; na progressiva eliminação de consumíveis de plástico; na correta gestão dos resíduos e na promoção da evolução da frota de veículos da empresa – um dos elementos com maior impacto ecológico – para carros híbridos e elétricos, entre outras.
Também foram desenvolvidas campanhas de sensibilização para fomentar uma atitude proativa na preservação do meio ambiente entre os profissionais da HISPASAT, e a empresa participa, desde 2016, da campanha “A hora do planeta”, de WWF, apagando as luzes da sua sede em Madri.