Laboratório de rádio industrial IRL Dresden se dedica a pesquisar e testar sistemas de rádio para aplicações industriais
A Rohde & Schwarz fornece scanners de rede de alto desempenho para a IRL Dresden para explorar tecnologias sem fio confiáveis e resilientes para aplicações industriais. O equipamento de teste é usado para espectro de rádio distribuído em tempo real e monitoramento de interferência. A tecnologia 5G NR, incluindo seus aprimoramentos mais recentes especificados no 3GPP Release 16, permite comunicações ultraconfiáveis de baixa latência (URLLC), ideal para implantações de rede em campus privado. No entanto, como acontece com qualquer sistema sem fio, o link de comunicação está sujeito a possíveis interferências nas bandas do espectro implantado. O Laboratório de Rádio Industrial (IRL) Dresden se dedica a pesquisar e testar sistemas de rádio para aplicações industriais.
A parceria com a Rohde & Schwarz inclui equipamentos de teste portáteis e fáceis de usar para avaliar o desempenho de uma rede em campo. A Rohde & Schwarz forneceu seus scanners de rede de alto desempenho para o IRL Dresden para espectro de rádio distribuído em tempo real e monitoramento de interferência. Com esta aplicação, os pesquisadores reúnem dados importantes sobre como detectar, localizar e prevenir interferência e manter uma banda do espectro local livre para conectividade sem fio confiável.
IRL Dresden é um dos quatro laboratórios regionais do Industrial Radio Lab Germany (IRLG), que se dedica à pesquisa e desenvolvimento de tecnologias sem fio atuais e futuras na indústria. O IRLG cria inovações, apóia empresas e colabora com as partes interessadas na economia e na política para garantir a transferência de conhecimento para uma sociedade digital. IRL Dresden tem um foco particular na detecção, localização e mitigação de interferência e melhoria da resiliência da rede por meio de medições em tempo real de canais variantes no tempo e sensoriamento de espectro cooperativo. “O objetivo da parceria é analisar e avaliar os requisitos dos sensores de medição e da rede, e derivar qual desempenho em tempo real pode ser alcançado”, disse Norman Franchi, líder de projeto na IRL Dresden.
“As implantações de rede de campus industrial, seja com base no espectro privado ou fornecidas por meio de fatias de rede de uma operadora pública, geralmente estabelecem um cenário de caso de uso exigente. Em parceria com um instituto de pesquisa líder como o IRL Dresden, não apenas apoiamos a pesquisa fundamental, mas ganhamos percepções em primeira mão que podemos usar para adaptar nossas soluções líderes de teste de rede móvel para a Indústria 4.0″, concluiu Anne Stephan, vice-presidente de testes de rede móvel da Rohde & Schwarz.