A Lawo lançou o novo software para o premiado console de mixagem de transmissão de Diamond, mecanismo Power Core DSP, interface de controle gráfico VisTool e software de configuração On-Air Designer. A versão 7.0.0 PL-001 adiciona várias adições e refinamentos, incluindo suporte de software para o novo dispositivo Power Core AIOX (Audio I/O Extender), DSP adicional e recursos de medição e várias novas opções de licença para Power Core.
“As emissoras nos dizem constantemente que a abordagem de ‘hardware definido por software’ da Lawo para o desenvolvimento de novas ferramentas de produção é uma grande vantagem”, afirmou Johan Boqvist, gerente de produto sênior da Lawo. “Nossos usuários não apenas amam nossos produtos, mas também apreciam nosso compromisso com o desenvolvimento colaborativo. Muitos dos novos recursos e opções que você vê nesta versão do software surgiram de conversas aprofundadas com usuários comuns. Esse compromisso ajuda a garantir que os clientes da Lawo estejam sempre na vanguarda da tecnologia de transmissão.”
Novos recursos para o console de transmissão Diamond incluem a adição de medidores de PPM e ícones de mídia para as exibições coloridas vibrantes nas seções do monitor e exibições de fonte de entrada, acesso e medidor de redução de ganho baseado em canal para dinâmica e medidor de correlação LUX. Além disso, traz um novo “Fader Over Press”, adicionando funções lógicas programáveis que podem ser executadas quando os faders são fechados e uma nova lógica que permite aos operadores limpar instantaneamente os parâmetros DSP aplicados a uma fonte de áudio.
Para o mecanismo Power Core DSP, os refinamentos incluem valores “Q” estendidos para ajudar a ajustar as curvas de EQ, um filtro de cadeia lateral autochaveado para processamento dinâmico que exclui frequências de seus cálculos, a capacidade de ajustar a frequência ativa do DeEsser e suporte para até 8 grupos AutoMix, uma vantagem para produtores de programas matinais e talkshows.
Por fim, as opções de licença do Power Core foram expandidas. “O Power Core já é o núcleo de áudio mais flexível disponível para transmissão”, observou Boqvist. “Existem várias opções para expansão de E/S analógica e digital e vários pacotes de licença que permitem aos usuários adaptar seu ambiente de produção às suas necessidades exatas. Com esta versão do software, introduzimos mais novas opções de licença para ajudar as emissoras a alcançar o equilíbrio perfeito entre capacidade e custo.”
O Power Core Compact é uma nova opção de licença que oferece uma opção econômica para emissoras que constroem estúdios de pequeno a médio porte. Isso expande o número total de opções principais de licença do Power Core para 6, incluindo as configurações de E/S de ponta do Power Core e Super Audio Node; um mecanismo de console para consoles grandes e extragrandes de até 60 faders; e a licença de acesso múltiplo MAX, que permite que um único Power Core forneça recursos para até 4 consoles Diamond.
Também foram introduzidas duas novas licenças “add-on”: Conference Assign (que dá controle completo sobre o nível específico da fonte dos busses N-1 associados e para incluir ou excluir fontes para os busses N-1) e Aux Pan (que permite controle sobre o panning de fontes individuais por bus Aux). Pacotes de licenças complementares existentes para expansão de GPIO, MiniMixer, N-1 e Loopback também continuam a ser oferecidos.
“Com este lançamento, a Lawo reforça a visão de nossos clientes de consoles de mixagem e núcleos AoIP que podem ser personalizados para atender a qualquer fluxo de trabalho individual”, avaliou Boqvist. “Essa flexibilidade torna a combinação de Diamond, Power Core e VisTool a principal escolha para uso em produção de rádio, controle mestre de TV e até mesmo aplicações OB em todo o mundo”, concluiu.
O software Lawo versão 7.0.0 PL-001 já está disponível para download.
Site relacionado: https://lawo.com/
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube