Home Artigos MainConcept: parceria com a Globo para vídeo HDR da Copa do Mundo

MainConcept: parceria com a Globo para vídeo HDR da Copa do Mundo

Globo está testando uma transmissão ao vivo das partidas da Copa do Mundo usando melhorias compatíveis com versões anteriores especificadas na TV 2.5

Por Redação

Por Geoff Gordon

A Copa do Mundo da FIFA está se tornando uma grande oportunidade para testar e mostrar tecnologias futuras. As novas tecnologias cobrem uma gama de experiências dentro e fora do campo. Alguns são projetados para minimizar o erro humano em campo, como a tecnologia de impedimento semiautomática e o árbitro de assistência por vídeo. Outros, como novas implantações de 5G 2, ajudam as pessoas nas arquibancadas a se manterem conectadas e compartilharem com o mundo exterior.

Felizmente, aqueles de nós assistindo de casa não foram deixados de fora. Este ano verá o maior público já capaz de assistir a partidas em 4K nativo de empresas como Fox Sports, Tubi e YouTube.

Melhorando a qualidade de vídeo e áudio usando a especificação TV 2.5 do Brasil
Uma das manifestações mais marcantes do consumidor está ocorrendo no Brasil, onde a transição para o HDR foi acelerada graças à especificação TV 2.5, lançada no ano passado pelo Fórum SBTVD. A Globo está testando uma transmissão ao vivo de todas as partidas da Copa do Mundo da FIFA usando melhorias compatíveis com versões anteriores especificadas na TV 2.5.

Esta é uma grande vitória para os torcedores do futebol brasileiro. A última grande atualização do sistema de transmissão terrestre do Brasil, a TV 2.0, aconteceu em 2007. A TV 2.0 introduziu o vídeo HD, bem como os requisitos para vídeo entregue a dispositivos móveis. Muita coisa aconteceu nos 15 anos intermediários que justificam uma revisão completa do sistema de entrega. No entanto, tal empreendimento não acontece da noite para o dia, leva muito tempo para planejar e executar, juntamente com o orçamento para financiá-lo. É aqui que entra a TV 2.5. Uma etapa transitória, a TV 2.5 permite que as TVs existentes, mesmo aquelas que datam de 2007, obtenham acesso a qualidade aprimorada de vídeo e áudio por meio de atualização de software. As melhorias também são significativas. No lado do vídeo, isso resulta em maior taxa de quadros e qualidade de imagem HDR. A TV 2.5 também adiciona áudio MPEG-H para uma experiência de áudio muito mais envolvente do que muitas TVs novas oferecem.

Reunindo tudo para a Copa do Mundo da FIFA 2022
O MainConcept AVC SDK foi escolhido como o codec de vídeo subjacente para os testes da Copa do Mundo da FIFA TV 2.5 da Globo. Além da MainConcept, outras empresas estiveram envolvidas para tornar essas transmissões ao vivo uma realidade. A ilustração abaixo mostra como tudo se encaixa.

Como a tecnologia está viabilizando as transmissões da Copa do Mundo da Globo
Você pode saber mais sobre a inovação da Globo com o próprio Carlos Ribeiro, Especialista em Inovação Tecnológica, neste post do LinkedIn.

Agora, vamos nos aprofundar no papel de cada tecnologia para possibilitar as transmissões da Copa do Mundo da FIFA compatíveis com a TV 2.5 da Globo.

Fraunhofer IIS
MPEG-H, o padrão de áudio introduzido pelo Fraunhofer IIS, traz imersão de nível superior e atributos de áudio dinâmicos para os consumidores, independentemente do dispositivo. Ao fornecer áudio espacialmente, o MPEG-H oferece mais realismo de cima, de baixo e de todo o ouvinte. Veja, a seguir, como o áudio MPEG-H se encaixa nos testes da TV 2.5 da Globo.

O Fraunhofer IIS instalou seu MPEG-H AMAU (Audio Monitoring and Authoring Unit) antes da codificação. Este dispositivo cria uma faixa de controle adicional instruindo o codificador MPEG-H em execução no MainConcept Live Encoder sobre como organizar virtualmente os objetos de áudio dentro da sala, apresentando a experiência de áudio imersiva.

Dispositivos habilitados para áudio MPEG-H, como barras de som ou decodificadores, reproduzem o som envolvente.

Dispositivos que não suportam áudio MPEG-H reproduzem a faixa estéreo ACC.

Para saber mais, confira o vídeo de Gabriel Thomazini, consultor de áudio do Fraunhofer IIS, onde ele visita o Laboratório de Inovação da Globo e entrevista Carlos Ribiero. Está em português, mas a primeira metade oferece um ótimo tour pelos bastidores das instalações.

InterDigital
A InterDigital é a distribuidora comercial do Advanced HRD da Technicolor (também conhecido como SL-HDR). Essa tecnologia de vídeo foi projetada para maximizar a qualidade de imagem de qualquer formato HDR, ampliando os investimentos feitos pela indústria e pelos consumidores em infraestrutura e dispositivos legados. Para TV 2.5, Advanced HDR by Technicolor faz o seguinte:

Converte sinal de entrada HDR em vídeo SDR compatível com versões anteriores com metadados SL-HDR1.
Usa os metadados SL-HDR1 em dispositivos atualizados para fazer upscale para Technicolor HDR em TVs compatíveis.
Transporta os metadados SL-HDR1 por todas as etapas de codificação e transmissão para o dispositivo do consumidor.
Não interrompe o funcionamento de dispositivos de consumo não atualizados, que continuam funcionando com SDR.

V-Nova
LCEVC (MPEG-5 parte 2) adiciona uma camada de aprimoramento que, quando combinada com um vídeo base codificado com um codec separado, como AVC, produz um fluxo de vídeo aprimorado. A V-Nova, principal desenvolvedora do LCEVC, desempenhou um papel fundamental nos testes brasileiros. Veja como:

A tecnologia de aprimoramento LCEVC é integrada ao MainConcept Live Encoder. O LCEVC converte o sinal de entrada progressivo de 10 bits em vídeo 1080i de 8 bits entrelaçado para compatibilidade com versões anteriores em dispositivos de consumo existentes. O LCEVC adiciona a camada de aprimoramento à reprodução em 1080p progressivo total de 10 bits no fluxo de bits AVC como uma mensagem SEI separada. Dispositivos atualizados para suportar LCEVC usam a mensagem SEI para reproduzir em 1080p progressivo de 10 bits.

MainConcept
Todas essas tecnologias se reúnem no MainConcept Live Encoder, um aplicativo comercial projetado para que os fluxos de trabalho ao vivo possam receber, preparar e transmitir conteúdo audiovisual compatível com qualquer tipo de dispositivo do consumidor.

O Live Encoder é responsável por capturar o sinal de entrada SDI, compactar o vídeo (usando MainConcept AVC/H.264 Codec) e o áudio nos formatos apropriados (LC AAC e MPEG-H), bem como manter mensagens de metadados para compatibilidade com versões anteriores com dispositivos existentes. O Live Encoder também usa o muxer MainConcept MPEG Transport Stream para empacotar todos os bitstreams para transmissão OTA.

O resultado? Os telespectadores brasileiros com a atualização de software recebem vídeo e áudio de maior qualidade sem o incômodo e a despesa de atualizar o hardware! Isso beneficia o meio ambiente, pois há menos TVs entrando em aterros sanitários, adiando a decisão de atualização até a próxima etapa da evolução, a TV 3.0.

A transição da TV 2.0 para a TV 3.0
A TV 2.5 é transitória, funcionando como uma ponte que oferece aos telespectadores brasileiros a capacidade de acessar transmissões de maior qualidade em casa. Do outro lado da ponte está a TV 3.0, codificada pelo Fórum SBTVD e prevista para entrar no ar em 2025. A TV 3.0 responde pelas inúmeras mudanças nos últimos 20 anos na forma como vemos e ouvimos mídia, incluindo conteúdo personalizado, aplicativos experiências baseadas em 4K, qualidade de vídeo 4K, mais canais de áudio junto com sinais de áudio mais ricos etc.

VVC/H.266 lidera o futuro
A Globo está com um teste paralelo de TV 3.0 acontecendo durante a Copa do Mundo da FIFA. Muitos dos mesmos participantes também estão contribuindo com seus conhecimentos aqui. No lado do vídeo, o foco está no que se espera ser o próximo grande codec, VVC/H.266. Como a TV 3.0, o VVC é voltado para a próxima onda de avanços, focado em maximizar a qualidade visual e, ao mesmo tempo, oferecer desempenho superior.

Assim como os codecs anteriores, a MainConcept está à frente, lançando o software que atenderá a essas metas de desenvolvimento e muito mais, levando a instalações comerciais totalmente realizadas nos próximos anos. Para saber mais sobre o VVC, confira nosso webinar mais recente, VVC: The Latest in Video Codec Technology.

Para este fim, o MainConcept VVC SDK e MainConcept VVC Plugin para FFmpeg foram lançados como software beta. Os desenvolvedores e usuários finais interessados em experimentar o VVC e contribuir com seu futuro conjunto de recursos são convidados a se inscrever no VVC SDK e no plug-in beta.

Próximos passos
Estes são tempos emocionantes para os fãs de esportes em todo o mundo, bem como para aqueles de nós que se esforçam para oferecer experiências aprimoradas, não importa onde os jogos sejam vistos. Se você estiver interessado em aprender mais sobre streaming de esportes, tome uma bebida e relaxe enquanto assiste a uma de nossas conversas sobre Coffee & Codecs, tecnologia que leva eventos esportivos aos fãs AQUI.

Site relacionado: https://www.mainconcept.com/

(*) Geoff Gordon, vice-presidente de marketing global da MainConcept, supervisiona uma equipe de especialistas em marketing de produtos, comunicações e design criativo e dirige a direção geral de marketing da MainConcept. Com mais de 20 anos de experiência, trabalhou para empresas como Qualcomm, Intuit, Silicon Graphics, Egghead.com e McDonald’s.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados