Após sua aprovação pela Comissão Nacional de Defesa da Concorrência (CNDC) do governo argentino, a Mediapro controlará os canais de televisão por assinatura Fox Sports após a compra por cerca de 28,5 milhões de euros desses ativos da empresa Walt Disney como parte do desinvestimento exigida após sua fusão com a empresa multinacional americana 21st Century Fox.
Os canais operam sob os nomes Fox Sports, Fox Sports 2 e Fox Sports 3, com mais de 8 milhões de assinantes e mais de 4 mil horas anuais de conteúdo original. Os canais transmitem mais de 2 mil competições esportivas e mais de 2 mil horas de programas esportivos ao vivo anualmente. Os canais têm contratos vigentes para transmitir competições ao vivo como a Copa Conmebol Libertadores, Liga dos Campeões da UEFA, Fórmula 1, ATP, Liga ACB (Liga Espanhola de Basquete), MLB (beisebol), NFL (futebol americano), World Series Seven ( rugby) e PBC (boxe internacional), WWE (wrestling) e UFC.
A CNDC afirmou em comunicado que “a desconcentração visa evitar a formação de uma posição dominante no mercado de sinais desportivos básicos”, comprometendo-se a realizar “um acompanhamento do cumprimento dos compromissos comportamentais estabelecidos na Disney na comercialização de sinais em Argentina”.
“Esses compromissos estabelecem requisitos sobre as condições de comercialização e empacotamento que minimizam os efeitos de portfólio que a operação poderia gerar mesmo após a conclusão do desinvestimento, e por um período de cinco anos”, acrescenta o comunicado.
24 anos na Argentina
A Mediapro está presente na Argentina há mais de 24 anos, com unidades de negócios dedicadas à prestação de serviços audiovisuais e inovação, desenvolvimento de novos formatos digitais e produção de conteúdo (The Mediapro Studio e Oficina Burman). Conta com uma equipe formada por mais de 620 profissionais, que prestam serviços em eventos de relevância internacional como os Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos e as competições da Conmebol, CONCACAF, Copa América e Copa do Mundo FIFA. Nos últimos cinco anos, o grupo audiovisual também produz e organiza a Video Game Professional League (LVP), a principal competição de e-Sports da América Latina, na qual times como River Plate e Boca Juniors se enfrentam.
Em relação à produção de conteúdo, The Mediapro Studio possui uma importante infraestrutura na Argentina. Entre os últimos projetos realizados, destaca-se a série “Iosi, a espiã arrependida”, produção da Oficina Burman (The Mediapro Studio), criada por Daniel Burman para Prime Video, lançada simultaneamente em 240 países e/ou territórios.
O Mediapro Studio é o produtor do último filme de Mariano Cohn e Gastón Duprat, Competição Oficial, apresentado no Festival Internacional de Cinema de Veneza e que chegará aos Estados Unidos no Festival de Cinema de Tribeca. O filme é estrelado por Penélope Cruz, Antonio Banderas e Oscar Martinez.
Tatxo Benet, sócio fundador do grupo Mediapro, reconhece que “com a aquisição dos canais Fox Sports, um dos principais canais esportivos da Argentina, a Mediapro consolida sua posição no país e em toda a América do Sul. Estamos convencidos de que os clientes da Fox Sports apreciarão o novo projeto de conteúdo esportivo que a Mediapro vai lançar com a ambição de se tornar uma referência no país. Vamos lutar pela liderança, como sempre fizemos ao redor do mundo em nossos mais de 25 anos de história.”
Foto: Laura Szenkierman
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube