Home Reportagens Mixbus estreia novo console Evertz Studer Vista X no Eurovision 2023

Mixbus estreia novo console Evertz Studer Vista X no Eurovision 2023

Som para o Eurovision 2023 foi produzido com um console Evertz Studer Vista X localizado na unidade móvel Mixbus

Por Ricardo Batalha

O som para o Eurovision 2023 foi produzido com um console Evertz Studer Vista X localizado na unidade móvel Mixbus, que é dedicada ao som de produções de primeira linha. Conrad Fletcher, vencedor do BAFTA, é o proprietário da empresa SounDesign, que implanta regularmente sua van Mixbus OB em produções de primeira linha.

O próprio Fletcher, usuário do Studer há anos, decidiu comprar o novo Studer Vista X apenas três meses antes do Eurovision 2023 para substituir seu antigo console Studer Vista 8. “O Vista 8 sempre fez um excelente trabalho, mas eu há muito tempo desejava atualizar para um Vista X para administrar meus negócios nos próximos 10 anos. Ganhar o projeto do Eurovision confirmou minha decisão de investir. O tipo de projetos que realizamos, especialmente ao vivo para cinema, que respondem por 50% de nossa carga de trabalho, é complexo. Acredito sinceramente que a Studer é o único fabricante de console que pode lidar com eles. Não há nada que se aproxime”.

O console Vista X da Fletcher possui 52 faders e uma superfície de controle que pesa 150 quilos. Também é 7 cm mais alto que seu antigo Vista 8, que exigiu a reconstrução da parte traseira do Mixbus para elevar os alto-falantes e monitores de vídeo acima da ponte do medidor. Como seu antecessor, o console mantém a interface de usuário Vistonics proprietária da Studer e permite o controle de mil ou mais canais de áudio DSP e mais de 5 mil entradas e saídas. Para garantir a redundância do sistema, tão vital para eventos ao vivo, o Vista X apresenta a tecnologia Quad Star de processador quádruploe DSP baseado em CPU que permite que dois núcleos DSP completamente independentes sejam executados em paralelo com comutação “instantânea”.

Desafios únicos
Ao longo da semana do Eurovision, a equipe Mixbus foi responsável por mixar 45 músicas ao vivo para transmissão, incluindo as dos artistas convidados Sam Ryder, Rita Ora e Rebecca Ferguson. Depois que as mixagens estéreo foram concluídas, o supervisor de som Richard Sillitto adicionou à produção a apresentação de cada faixa e o som do público através da van UHD1 OB da NEP. Da mesma forma, Sillitto assumiu a mixagem surround 5.1.

“Fomos informados de que a UER está muito satisfeita com a qualidade da produção do Mixbus, o que é gratificante e um alívio. Alguns colegas questionaram a conveniência de montar uma nova mesa um pouco antes de um dos maiores shows da nossa história. Tudo o que posso dizer é que o console Evertz Studer Vista X nos forneceu total e absoluta confiabilidade, desde a primeira parcela até a conclusão de uma transmissão épica de quatro horas e tudo mais”, conclui Conrad Fletcher.

Site relacionados:
https://evertz.com/
https://www.themixbus.com/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados