A MultiDyne Video & Fiber Optic Systems aprimorou os fluxos de produção ao vivo em aplicações aéreas e terrestres da Gyro-Stabilized Systems (GSS) com a integração de seus transceptores em miniatura SilverBULLET à linha de gimbals Cineflex Series. Os três modelos da série agora podem ser enviados com dois ou mais conjuntos SilverBULLET Tx/Rx para converter sinais de vídeo 4K UHD de cobre para fibra óptica, diretamente a partir das câmeras instaladas dentro da estrutura resistente dos gimbals.
Os transmissores e receptores SilverBULLET foram desenvolvidos para diversos tipos de produção, especialmente aquelas que exigem equipamentos compactos, leves e com estrutura reforçada. Essas características se encaixam perfeitamente nos gimbals Cineflex, utilizados em helicópteros e veículos em coberturas esportivas, jornalismo eletrônico e produções de TV e eventos ao vivo. Com pouco mais de 7,5 centímetros e peso de apenas 70 gramas, os SilverBULLETs são fixados de forma segura sem necessidade de alterar a estrutura dos gimbals, enquanto o invólucro de alumínio usinado garante durabilidade mesmo em ambientes adversos.
As opções de comprimento de onda CWDM do SilverBULLET são essenciais para clientes da GSS que lidam com a transmissão de sinais de vídeo de alta largura de banda. Isso permite separar diferentes feeds de câmera e enviá-los aos SilverBULLETs, que então os convertem em comprimentos de onda distintos para posterior multiplexação no transporte por fibra óptica.
“Essa é uma solução ideal para clientes que precisam transmitir diversos canais 12G entre a origem e o destino”, afirmou Steve Rudolph, diretor de tecnologia da GSS. “Em situações com várias conexões 12G saindo das câmeras, podemos combinar os sinais em uma única fibra sem perda de qualidade, usando diferentes comprimentos de onda, como 1550, 1570 e 1590.”
Os gimbals da GSS são projetados para proteger completamente as câmeras, e esse cuidado também se estende aos SilverBULLETs. “Após a fixação no interior do gimbal, adicionamos amortecimento extra para maior proteção”, explicou Rudolph. “Em caso de dano, podemos enviar rapidamente uma nova unidade para substituição em campo.”
Outro destaque é a ampla faixa de alimentação elétrica dos SilverBULLETs, de 5 a 16 VDC, e os LEDs integrados, que facilitam o diagnóstico e o monitoramento de sinal. “Os LEDs são ótimos para identificar possíveis perdas, especialmente quando há dobras na fibra ou conexões defeituosas”, acrescentou Rudolph. “Eles oferecem segurança operacional e ajudam a localizar falhas rapidamente.”
“O SilverBULLET foi desenvolvido para atender a uma ampla gama de aplicações críticas, incluindo transmissões em ambientes extremos, como torres de lançamento e submarinos”, disse Jesse Foster, diretor de contas estratégicas e produtos da MultiDyne. “O modo como a GSS utiliza as versões CWDM para transmitir múltiplos sinais por um anel óptico em um caso tão especializado é um dos exemplos mais interessantes do potencial dessa tecnologia.”
Com quase 50 anos de experiência atendendo às comunidades de broadcast e produção de vídeo em todo o mundo, a MultiDyne é uma referência no desenvolvimento de soluções de conversão de sinais e transporte por fibra óptica voltadas aos mercados de radiodifusão, cabo, satélite, cinema digital, audiovisual profissional, corporativo, segurança, transporte, governo e saúde.
Site relacionado: https://www.multidyne.com/
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube