A Blackmagic Design anunciou que o canal Protist Lab Films no YouTube criou uma configuração de câmera 6K inovadora montada a um microscópio com a câmera digital cinematográfica Blackmagic Pocket Cinema Camera 6K para filmar protistas unicelulares microscópicos, considerados uma das menores criaturas da Terra. Os vídeos são editados e colorizados com o software de edição, gradação de cores, efeitos visuais (VFX) e pós-produção de som DaVinci Resolve.
O canal Protist Lab Films no YouTube é administrado pelo ex-técnico de laboratório de análise de água e engenheiro de som Fabian Weston. Depois de 25 anos como engenheiro de som e produtor musical trabalhando ao lado dos melhores músicos, engenheiros e produtores australianos, incluindo internamente no Albert Studios, Weston retornou à sua paixão pela microscopia e as fascinantes criaturas reveladas por microscópios.
Weston começou o canal Protist Lab Films há alguns anos, com apenas um microscópio e a câmera do seu celular. Ele conhecia a Blackmagic Design dos seus anos nas indústrias da música e do entretenimento. Após um colega da indústria recomendar a Blackmagic Design, Weston começou a pesquisar o amplo catálogo de opções. Ele logo descobriu até que ponto tanto os hardwares quanto os softwares da empresa localizada em Melbourne poderiam ajudá-lo no seu trabalho com microscópios.
A meta final do Protist Lab Films é gerar visibilidade sobre o reino protista. Protistas são organismos unicelulares eucariontes que não são animais, plantas, fungos, bactérias ou vírus. As pessoas geralmente os conhecem como algas e protozoários.
“Conhecia a Blackmagic Design do tempo em que trabalhava com mixagem de som de streamings ao vivo no clube de jazz The Basement de Sydney há alguns anos. Costumávamos fazer transmissões ao vivo dos shows no estúdio de produção que ficava no andar de cima do local diretamente para o YouTube. Tudo era feito com a Blackmagic: as câmeras na casa de shows e os switchers no andar de cima, além de uma conexão MADI para um mix de som ao vivo separado no estúdio”, disse Weston.
Desde o início de 2022, Weston tem usado a Pocket Cinema Camera 6K para captar o fantástico mundo dessas pequenas criaturas. Confiando na capacidade da câmera para trabalhar com várias lentes microscópicas de alta qualidade diferentes e na facilidade de ampliar seu design, Weston criou uma configuração única para conectar seu microscópio diretamente à Pocket Cinema Camera 6K. Após captar as imagens em Blackmagic RAW, elas são editadas e colorizadas com o DaVinci Resolve. Para o toque final, com base no seu talento como músico e produtor musical, ele incorpora uma trilha sonora feita sob medida a alguns dos filmes antes de publicá-los no canal Protist Lab Films no YouTube.
“É um processo ininterrupto de ponta a ponta, e é simplesmente incrível trabalhar em um só domínio. Além disso, o suporte técnico é rápido como um raio. A Blackmagic Design definitivamente tornou todo o fluxo de trabalho muito fácil e fluido”, disse.
Os filmes de Weston já chamam atenção; ele foi premiado com o primeiro lugar na competição Small World in Motion 2021 da Nikon por um filme documentando protistas vivendo no estômago de cupins típicos da Austrália.
“Pouquíssimas pessoas estão fazendo música do zero e integrando a imagens de organismos microscópicos, então o que fui capaz de realizar até agora é algo que é único e, ao mesmo tempo, cativante. Sou um grande fã da filosofia e foco na indústria da Blackmagic Design. Tenho certeza de que pessoas como eu continuarão a usar seus equipamentos em novos e incríveis projetos futuramente também”, concluiu.
Os filmes estão disponíveis no canal Protist Lab Film no YouTube.
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube