Home Reportagens Neumann: transparência e precisão no novo monitor de estúdio KH 120 II

Neumann: transparência e precisão no novo monitor de estúdio KH 120 II

Monitor KH 120 II oferece melhorias em todos os parâmetros acústicos para graves mais profundos, maior capacidade SPL e resolução

Por Ricardo Batalha

Com base no sucesso de seu antecessor, o monitor KH 120 II da Neumann oferece melhorias em todos os parâmetros acústicos para graves mais profundos, maior capacidade SPL e resolução. Além disso, seu mecanismo DSP interno permite cruzamentos de fase linear e correção de ambiente por meio do alinhamento automático MA 1 do fabricante.

Quando a Neumann lançou o KH 120 em 2010, foi o início de uma história de sucesso. Desde então, a monitorização da Neumann tornou-se a referência de escolha em inúmeros estudos ao redor do mundo. O monitor KH 120 II segue a mesma filosofia de seu antecessor e o leva ao próximo nível: máxima linearidade, mínima distorção, sem coloração e perfeita adaptabilidade a qualquer ambiente acústico.

“Faz parte do ethos da Neumann nunca ficar satisfeito com o que foi alcançado até agora. O KH 120 recebeu centenas de críticas de 5 estrelas, mas sabíamos que poderíamos fazer ainda melhor”, afirmou o gerente de portfólio, Stephan Mauer. “Para o KH 120 II, desenvolvemos um novo design de woofer que reduz a distorção de forma audível e permite SPLs muito mais altos. Além de uma resposta de frequência excepcionalmente plana de 44 Hz a 21 kHz (±3 dB), o KH 120 II também oferece uma resposta de fase linearizada. O que se traduz em médios claros com transparência surpreendente, bem como extrema precisão no domínio do tempo, ou seja, reprodução de impulso precisa e reverbs finamente resolvidos”, acrescentou.

Isso é possível graças à eletrônica controlada por DSP, cujos cruzamentos sofisticados evitam a distorção de fase causada por filtros analógicos. O DSP interno também define novos padrões de consistência tonal. O KH 120-II é fabricado com tolerâncias extremamente baixas de não mais que ±0,5 dB. A imagem estéreo é, portanto, muito nítida. A eletrônica digital também permite o alinhamento automático da sala usando a solução de hardware/software MA 1 da Neumann (vendida separadamente).

“Mesmo o melhor monitor de estúdio depende de seu ambiente acústico”, explicou Ralf Oehl, CEO da Neumann. “Portanto, ser capaz de usar o KH 120 II com o alinhamento automático do monitor MA 1 da Neumann é uma grande vantagem em termos de desempenho no mundo real. Por fim, você pode trabalhar com monitoramento confiável e de classe de referência, mesmo em ambientes abaixo do ideal, como pequenos estúdios ou salas de controle improvisadas para gravação móvel. E, claro, o KH 120 II também é uma ótima solução para estúdios profissionais, suítes de edição e até configurações imersivas”, completou.

O KH 120 II também é um upgrade em sustentabilidade. Os engenheiros da Neumann tiveram muito cuidado para desenvolver uma tecnologia de amplificador com patente pendente que combina desempenho de áudio superior com eficiência de energia Classe D. Embora os amplificadores KH 120 II forneçam até 145 W para o woofer de 5,25″ e 100 W para o tweeter de 1″, eles consomem apenas 17 W quando ocioso. O modo de espera automática reduz o consumo de energia para 0,3 W quando o KH 120 II não é usado por um tempo, mas pode ser desativado.

O monitor KH 120 II oferece entradas analógicas e digitais (S/PDIF). Ele também estará disponível em uma variante AES67 com portas de rede de áudio AES67 redundantes que são totalmente compatíveis com os padrões de transmissão, como ST 2110 redundante, ST 2022-7 e RAVENNA. Ao mesmo tempo, o KH 120 II AES67 suporta fluxos de rede AES67 gerados por Dante.

Site relacionado: https://www.neumann.com/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados