O Artisto fornece flexibilidade, interoperabilidade e automação para qualquer fluxo de trabalho de áudio
A empresa belga especializada em áudio virtual On-Hertz lançará seu mecanismo de áudio por software Artisto, uma solução completa para automatizar qualquer fluxo de trabalho que envolva som, no IBC 2019 – feira de tecnologia, mídia e entretenimento a ser realizada em Amsterdã, entre 13 e 17 de setembro.
Essa solução elimina frustrações inerentes à infraestruturas de hardware complexas e a necessidade de protocolos de controle obsoletos e inseguros. É possível controlá-la através de uma API web simples e aberta.
Graças à sua modularidade, pode ser adaptada com precisão às necessidades específicas de qualquer aplicação de áudio. Também pode ser configurada de forma flexível com uma grande biblioteca de blocos de processamento, como roteamento, medição de nível, equalizador, dinâmica, streaming, gravador, player … Esses podem ser virtualmente conectados uns aos outros para construir um canal de processamento para o fluxo de trabalho desejado.
Isso também significa que cartões DSP caros em racks especializados, ou a necessidade constante de lidar com dongles e conversores para fazer com que um sistema se comunique com outro, podem ser coisa do passado, dizem os representantes da On-Hertz.
Renaud Schoonbroodt, co-fundador da empresa, afirma que, com o advento do IP, as emissoras estão começando a entender e apreciar os enormes benefícios que a verdadeira interoperabilidade traz para elas. A Artisto é projetada para oferecer o mais alto nível de interoperabilidade a qualquer fluxo de trabalho de áudio. Como simplifica a automação de muitos processos de rotina que exigem muito tempo e elimina a complexidade da interoperabilidade, isso pode contribuir para aumentar a produtividade e reduzir custos”, explica Schoonbroodt.
A tecnologia Artisto também responde às necessidades dos usuários para, por exemplo, entradas e saídas AES67, Dante ou MADI. É compatível com todos os principais fornecedores de placas de som de computador e espera-se que seja compatível com o NewTek NDI desde o início.
“O Artisto abrange todas as necessidades de processamento e sincronização de áudio, desde o simples monitoramento e detecção de níveis de áudio até fluxos de trabalho para difusão de mídia entre plataformas ou produções automáticas de vídeo. Começamos a ouvir nossos clientes que trabalhavam com fluxos de trabalho baseados em hardware tradicionais e queríamos reduzir custos, simplificar e otimizar a operação. A Artisto atende a todos esses requisitos, fornecendo virtualização e controle seguro da API da web”, enfatiza Benjamin Lardinoit, co-fundador da On-Hertz.
Lumo
A On-Hertz também demonstrará a Lumo, uma solução de estúdio de rádio virtual projetada para oferecer novas possibilidades criativas a estações de rádio, de modo que a localização de transmissões externos seja limitada apenas por sua imaginação, o que pode aumentar significativamente a acessibilidade de tais emissões.
O Lumo pode ser facilmente adotado por usuários sem conhecimento técnico. Seu mixer automático de ganho compartilhado, por exemplo, permite que o apresentador se concentre em entrevistas e conteúdo a ser entregue sem se preocupar com a mixagem de canais. Da mesma forma, a reprodução pode ser controlada simplesmente pressionando o botão.
Ele também fornece um player de visualização separado; um editor de mixagem (incluindo edição de recortes e envelope de volume) para afinar o cruzamento automático entre faixas em declínio; a capacidade de importar listas de reprodução de outros sistemas de produção (incluindo sinais e pontos de mistura); e uma matriz de roteamento para rotear de forma flexível os canais de entrada e saída para e de uma placa de som.