A Professional Audio & Television (PAT), parceira local da Lawo, fechou um importante acordo com a Orquestra Sinfônica da Nova Zelândia para a renovação de equipamentos essenciais para sua produção sonora. A Orquestra Sinfônica da Nova Zelândia, uma das mais antigas do mundo, impressiona o público com concertos e gravações memoráveis desde 1946. Em 2016, a NZSO foi indicada como ‘Melhor Performance Orquestral’ no prestigiado Grammy Awards e gravou músicas para vários projetos de filmes e jogos, incluindo Din e o Dragão Genial, O Hobbit, Um Olhar do Paraíso, Krampus: O Terror do Natal, Emperor, Rota de Fuga, Máquinas Mortais e Titanfall 2.
Recentemente, e com a ajuda da PAT, a Orquestra Sinfônica da Nova Zelândia renovou grande parte de seus equipamentos. Um console de produção de áudio Lawo mc²96 de 72 faders fica no centro da instalação, complementado por um console Lawo mc²56 de 16 faders. Ambos os consoles agrupam seus recursos DSP de dois núcleos Lawo A__UHD supercompactos totalmente redundantes.
Por outro lado, as caixas Lawo A__stage alimentam o áudio de entrada e saída de uma rede redundante SMPTE 2110-30 AoIP, e a rede de mídia é sincronizada por um Meinberg microSyncRX, que oferece um “alto nível de eficiência, versatilidade e impressiona com sua alta densidade de portas”. Tudo é gerenciado pela plataforma Cloud Home da Lawo, que conecta, gerencia e protege todos os aspectos do ambiente de produção ao vivo dessa infraestrutura baseada em IP.
A PAT também forneceu e integrou totalmente as interfaces HAPI da Merging Technologies no ambiente Lawo através do HOME, bem como na rede 2110 através das pontes de fibra Microsens. Isso aumentou os recursos de E/S e forneceu uma interface unificada e perfeita para os operadores da sala de controle e vários terminais Avid ProTools em toda a instalação.
Um projeto que olha para o futuro
Um Lawo PowerCore equipado com uma placa de expansão Dante IO e painéis de conexão StudioHub XLR servirá como sistema central de comunicação e talkback da Orquestra Sinfônica da Nova Zelândia. Este sistema é controlado pelo software IDS Core da Densitronvia Ember+. O núcleo Densitron também será usado para orquestrar e controlar a iluminação, sinalização digital e elementos de vídeo entre cada um dos espaços de performance e educacionais.
Craig Thorne, Project Manager da NZSO, considera que, hoje, “os nossos consoles de produção Lawo mc²96 e mc²56 já são a inveja de muitos engenheiros de som. Uma vez abertos ao público, os estúdios NZSO irão rivalizar com os melhores do mundo.”
Mike Heard, arquiteto de soluções sênior da PAT, destaca que ter participado desse projeto “já se tornou um ponto alto da minha carreira”. “Todos, desde o supervisor de construção até os gerentes de projeto e nossa própria equipe na PAT, têm um senso comum de cuidado, interesse genuíno e paixão por um resultado final excepcional. Não vejo a hora de abrir as portas e sentar para ouvir a magia da noite de abertura”, completa.
Keith Prestidge, diretor de vendas da região APAC da Lawo, concluiu: “Toda a equipe da Lawo está honrada em fazer parte deste projeto de prestígio para a Orquestra Sinfônica da Nova Zelândia. Planejado, coordenado e instalado por nosso parceiro de confiança Professional Audio & Television em cooperação com o cliente e a equipe Lawo, a NZSO está agora equipada com os melhores consoles de áudio de produção mc² juntamente com uma infraestrutura de mídia que é escalável, segura e verdadeiramente à prova de futuro.”
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube