O curta, com direção de Abeer Abdullah e fotografia de Marc Pascual, foi filmado em Dubai com uma URSA Mini Pro 12K
A Blackmagic Design revelou que a cineasta Abeer Abdullah utilizou as câmeras URSA Mini Pro 4.6K G2 na criação de “Neo-Bedouin”, parte do projeto multifilme “The Found Lederhosen”, da Tech Retreat 2021, da Hollywood Professional Association.
O filme surrealista de ficção científica e fantasia “Neo-Bedouin”, conta a história de Khalid, um engenheiro de 35 anos que, devido ao isolamento da pandemia, perde a oportunidade de anunciar uma nova tecnologia que poderia resolver a crise global de energia. Durante uma crise claustrofóbica em causada pelo excesso de tecnologia, ele descobre uma caixa que contém um portal que o leva e traz do deserto. O curta, com direção de Abeer e fotografia de Marc Pascual, foi filmado em Dubai com uma URSA Mini Pro 12K. “Contar com 12K no set me deu a confiança necessária para tomar decisões criativas, especialmente com relação a efeitos visuais”, disse Abeer.
Convidada por Joachim “JZ” Zell para contribuir com um filme para o projeto “Found Lederhosen”, Abeer ficou animada em participar do conceito global. “Eu queria trazer um toque de Oriente Médio para o projeto”, disse Abeer. “Pretendia destacar o deserto, os trajes e compartilhar um pouco da cultura da região.” No entanto, a cineasta também queria que a história fosse uma combinação única de tecnologia avançada e jornada pessoal. “Pensei em apresentar algo novo, que chamasse atenção para a nova geração do movimento Artes & Ciência aqui de Dubai, nossos pensamentos, crenças e esperança por um futuro melhor, e mostrar isso em um filme sobre soluções sustentáveis que também nos conectem à nossa tradição.”
Com enorme experiência em câmeras e ciência de cores Blackmagic Design, Abeer e Pascual logo se sentiram à vontade para filmar com a URSA Mini Pro 12K. “Já produzi outros projetos com diversas versões dessas câmeras”, disse Pascual. “Elas têm um desempenho incrível e estável, então eu sabia exatamente o que esperar da 12K.” Para contar a história, a equipe sabia que precisaria lidar com condições adversas, desde filmar sob pouca luz até o sol forte do deserto.
“Luz natural sempre foi minha paixão”, disse Abeer, que decidiu filmar várias cenas durante a transição da luz intensa do dia para o pôr do sol. “Todos sabemos que as locações externas são as mais desafiadoras. Sou forçada a tomar minhas decisões criativas rapidamente, enquanto a equipe também corre para controlar as mudanças rápidas e constantes dos ângulos, ajustar o balanço de branco e seguir o trajeto do sol. Eu estava confiante em usar as câmeras Blackmagic porque sabia onde poderíamos chegar com as imagens, e como a ciência de cores responderia.”
Era fundamental para o look do filme que eles controlassem as condições em constante mudança, não apenas respondendo à mudança de luz, mas também a incorporando. “Marc (Pascual) e eu realmente exploramos o alcance dinâmico da câmera durante um plano de estabelecimento de um vilarejo abandonado no meio do deserto. Ficamos satisfeitos com a representação perfeita detalhes conforme escurecíamos a exposição.”
Embora o filme tenha sido gravado com os modelos URSA Mini Pro 12K e G2, o diferencial do 12K foi usar a resolução maior para facilitar efeitos visuais de maior qualidade. E a possibilidade de filmar em alta resolução a qualquer momento também ajudou a impulsionar a criatividade do filme. “No set, resolvi captar um plano aberto do personagem principal sentado em uma cadeira em uma sala branca”, disse Abeer. “Na pós, quis cercá-lo de imagens da cidade, adicionando o movimento dos carros nas paredes brancas. Transitar entre uma unidade de fotografia A diretamente para um plano com efeitos visuais facilitou muito nossa operação.”
“Found Lederhosen” é um filme composto por cinco curtas-metragens e um documentário de bastidores, exibido na Supersession da HPA Tech Retreat. A Supersession é uma experiência interativa, com duração de dois dias, com tecnologia e fluxos de trabalho de diversas produções contemporâneas de todo o mundo. Os cineastas de “Found Lederhosen”, liderados por Joachim “JZ” Zell, foram usados como exemplos do mundo real para destacar ferramentas, tecnologias, fluxos de trabalho, além dos mais de 200 artistas que trabalharam remotamente para concluir os curtas-metragens durante os isolamentos ocasionados pela Covid ao redor do mundo.
Abeer adorou a oportunidade de criar “Neo-Bedouin” não só por usar tecnologias novas, mas também porque a essência da história ressoava com a sua jornada pessoal. “Como uma beduína, vinda de uma tribo grande do deserto da Península Arábica, foi um prazer e uma honra compartilhar parte deste mundo artisticamente, e compartilhar a sabedoria de mulheres e homens resilientes da região, que sobreviveram a condições naturais desafiadoras para construir um ambiente urbano.”
“Neo-Bedouin” estreou no HPA TechRetreat 2021 em março.