Home Reportagens Qvest integra consoles de mixagem Avid S6 no estúdio de pós-produção Rotor Film

Qvest integra consoles de mixagem Avid S6 no estúdio de pós-produção Rotor Film

Por Ricardo Batalha

Vários mixers Avid S6 chegam ao estúdio de pós-produção Rotor Film através da integradora Qvest

A Rotor Film, uma empresa de pós-produção, decidiu confiar na integradora de TIC e desenvolvedora de produtos de software na indústria de mídia voltada para a inovação, Qvest, para modernizar três estúdios de pós-produção localizados no bairro de Babelsberg, em Potsdam, capital de Brandemburgo (ALE). Este trabalho envolveu a expansão da estação de trabalho dos engenheiros de mixagem no Studio F com a instalação de dois consoles Avid S6. A Qvest também renovou o equipamento dos Studios D e E: enquanto os principais elementos dos mixers de áudio Euphonix System 5 anteriores foram mantidos em ambos os estúdios, os novos consoles Avid S6 foram integrados e instalados de acordo com as especificações da Rotor Film.

De acordo com a Qvest, dado o número limitado de estações de trabalho de operador duplo para processamento de áudio, personalizar e configurar toda a instalação exigiu “especialização considerável”. Para enfrentar os desafios desta instalação, os especialistas da Qvest decidiram dividir o mixer Babelsberg Studio F de 64 canais em dois e permitir a operação dupla.

O console Avid S6, com suporte para Dolby Atmos, oferece amplas possibilidades no campo da produção de áudio. O sistema permite que os engenheiros de mixagem identifiquem e definam sons, efeitos ou frases faladas individuais antes de entrarem no console de mixagem. Sons, efeitos, fragmentos de música ou instrumentos individuais podem ser divididos em grupos VCA individuais, analisados e processados no console. Os usuários também podem operar o console S6 para trabalhar diretamente no canal por meio de seu “processamento dinâmico” ou dos controles de toque fornecidos no monitor do console central.

Foto: Gregor Fischer

Estudos modulares e escaláveis
Uma das chaves para a integração da Qvest é a utilização de módulos intercambiáveis e consoles expansíveis, que permitem satisfazer necessidades específicas de pós-produção. Com essa configuração, a equipe da Rotor Film trabalhou recentemente em Matrix Resurrections, o quarto filme da premiada saga de ficção científica da diretora Lana Wachowski.

Independentemente da instalação do Avid S6, e com base em sua experiência em integração de sistemas, os especialistas da Qvest apoiarão a modernização de outras instalações da Rotor Film Company nos próximos anos. Na verdade, em seu estúdio em Zurique, a equipe Qvest recentemente instalou e comissionou um sistema Pro Tools 5.1. Com relação à localização de Berlim, os parceiros estão atualmente na fase de revisão e planejamento de outros projetos de pós-produção de áudio.

“Precisávamos de um parceiro em quem pudéssemos confiar, que pudesse nos acompanhar e que conhecesse as tecnologias em nossa indústria. Obter o novo equipamento nos deu o mais moderno estúdio de mixagem e graduação de toda a Europa e um dos poucos grandes estúdios Dolby Atmos na Alemanha. Com nosso estúdio oferecemos segurança absoluta de produção e equipamentos tecnológicos de última geração, mesmo para produções internacionais”, afirmou Martin Frühmorgen, diretor administrativo da Rotor Film.

Por outro lado, Jonathan Baker, arquiteto de soluções da Qvest, valoriza o bom desempenho dos consoles Avid S6: “O maior desafio foi minimizar o tempo de inatividade do estúdio. E quando se trata de explorar de forma otimizada a configuração de operadora dupla com consoles Avid S6, um conhecimento profundo da tecnologia de rede e do projeto de fluxo de trabalho é fundamental”, disse. O resultado em todos os três estudos é absolutamente notável e, portanto, estamos ainda mais satisfeitos que nossa cooperação possa continuar nas outras locações da Rotor Film”, concluiu.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados