A estação de rádio lançou um novo estúdio 100% digital com a tecnologia AoIP baseada no protocolo de interconexão Dante
A Tank FM, uma estação de rádio da cidade australiana de Kempsey, em New South Wales, fundada em 1992 e com um forte compromisso com o serviço público, mudou de endereço no último ano e aproveitou para realizar uma migração para um ambiente digital.
Com a ajuda da empresa integradora da área, a Broadcast Components, a rádio definiu que seria um estúdio 100% digital, usaria a mais recente tecnologia AoIP baseada no protocolo Dante de interconexão (da empresa australiana Audinate), os equipamentos teriam confiabilidade comprovada, robustez, simplicidade de operação e com um suporte local.
O gerente técnico da estação, Ross Delaforce, identificou a necessidade de introduzir um sistema robusto que fosse fácil de usar, já que nem todos os programas têm pessoal dedicado. Existem bandas específicas que são operadas por voluntários ou pelos mesmos apresentadores com diferentes capacidades técnicas.
“Precisávamos de um sistema para programar e replicar a mesma operabilidade dos consoles analógicos para manter alto o nível de confiança de todos os apresentadores durante seu aprendizado e uso subsequente”, diz Delaforce. A Tank FM encontrou na empresa Broadcast Components um grande suporte na instalação, suporte técnico e fornecedor da mais recente tecnologia de transmissão.
A integração bem-sucedida do primeiro estúdio com a interface de áudio AEQ Netbox 32 fez a emissora apostar em uma segunda integração com a tecnologia Dante ao instalar o console de mixagem AEQ Forum IP no estúdio 2, que começará a ser transmitido em julho próximo.
Além disso, após testar a recente aquisição do audiocodec AoIP AEQ Phoenix Venus 3, a Tank FM está decidida a confiar no codec da marca espanhola, adquirindo o audiocodificador portátil AEQ Phoenix Alio, para simplificar e agilizar suas contribuições externas.
Vantagens da rede Dante
“O uso da tecnologia Dante na rede de áudio se traduz em uma grande vantagem ao adicionar novos serviços e recursos à rede. Para fazer isso, o dispositivo será simplesmente adquirido e, antes de uma simples configuração de suas entradas e saídas e ajustes de opções avançadas via software, será conectado à rede. No nosso caso, isso nos permitiu conectar os novos equipamentos AEQ e PCS na rede de uma forma simples, sem precisar de um especialista”, reconhece Delaforce.
A Broadcast Components, parceira local da AEQ na Austrália, colaborou muito de perto com a Tank FM em vários projetos nos últimos anos. A empresa integradora deixou o console AEQ Forum IP e as interfaces AEQ Netbox (destinados às áreas da estação que permanecerão em analógico) em demonstração para que a cadeia pudesse testar a interoperabilidade na infraestrutura existente.
No início de 2018, os novos estúdios já trabalhavam com o novo console digital e com o resto das interconectadas com esta nova rede Dante corporativa graças às interfaces AEQ Netbox como conversores de áudio analógico e digital para Dante, e vice-versa.
O console digital AEQ Forum IP, graças ao seu design modular, adapta-se a diferentes cenários: autocontrole, controle de cabine, controles de produção de TV, produção de som, configurações mistas, integração em grandes instalações.
Simplicidade e controle de potência são combinados neste console para cobrir as necessidades operacionais mais básicas, começando com uma superfície de controle mínima de 4 faders e pode ser facilmente expandida para 8 e 12 canais independentes, com o chassi padrão e até 20 canais com o chassi Grand Forum.
Todo o projeto foi liderado pelo gerente de vendas da Broadcast Components, Sean Pritchard, em colaboração com os serviços técnicos centrais da AEQ em Madri e Antonio Pérez como Gerente de Vendas de Área da Ásia-Pacífico.