Home Reportagens Rádio Pública de Televisão do Equador atualiza suas instalações com soluções AEQ

Rádio Pública de Televisão do Equador atualiza suas instalações com soluções AEQ

Por Redação

Todos os estúdios de televisão, centros técnicos, áreas de produção e celulares agora trabalham com sistemas de intercomunicação AEQ.

A televisão pública Ecuador Tv (ECTV) concedeu recentemente à Hitachi Kokusai a maior renovação tecnológica do canal de televisão desde a sua criação em 2007 e, para isso, contou com o equipamento de transmissão da AEQ. A ECTV transmite conteúdo de produtores nacionais e estrangeiros independentes, como documentários do Discovery Channel, TVE, BBC, DW, NHK, KBS, CGTN, RAI, Voice of America, Signal Colombia, Institutional Channel, ViVe e Telesur.

Transmite em analógico no canal 7 e em TDT nos canais 7.1 e 7.2, tendo também um sinal para distribuição de satélite em plataformas como DirectTV ou ClaroTV, ou cabo em Quito e Guayaquil. Para melhorar suas instalações, a Ecuador Tv instalou um grande sistema de intercomunicador Intercom para atender a todos os estúdios de produção, centros técnicos e áreas de produção de televisão. Da mesma forma, o controle e o monitoramento dos sinais de vídeo, provenientes de câmeras de estúdio e fontes externas, são realizados nas salas técnicas com os monitores Kroma by AEQ.

O sistema de intercomunicação Conexia possui 34 painéis de intercomunicação em formato recesso, 32 correias com fio e 23 correias sem fio XBP, permitindo que quase 100 pessoas nos 9 diferentes locais de trabalho da televisão se comuniquem e coordenem. Todo o sistema de intercomunicação sem fio funciona no protocolo WiFi de 5GHz.

Unidades móveis
Também equipou duas unidades móveis com 6 e 8 câmeras, respectivamente, sendo uma delas destinada à transmissão de notícias por satélite (DSNG News), com sistemas baseados na matriz de intercomunicadores TH 5000, com conexões às CCUs de câmeras, 10 painéis com fio e dois Xbp wireless em cada unidade móvel.

As matrizes das unidades móveis são conectadas via VoIP à matriz do sistema central. O sinal de vídeo é controlado pelo Kroma pelos monitores AEQ. O principal sistema de intercomunicação é uma matriz Conexia de 136 portas.

O canal possui três estúdios principais com conjunto associado: as notícias, a grande produção e a pequena produção. Em cada conjunto, foram instaladas conexões com as CCUs das quatro câmeras e 3 correias sem fio com a tecnologia WiFi Kroma Xbp. Estes foram designados ao chefe de equipe e seus dois assistentes.

Nas salas de controle dos estúdios principais, existem 4 painéis em formato de rack, tipo TP 4016, atribuídos ao diretor, ao diretor assistente, ao produtor e ao técnico de som. Também em cada sala de controle existem 4 painéis de mesa TP8316 para os operadores do gerador de caracteres, VTR, teleprompter e gerente de mídia social.

Além disso, nas áreas marcadas no esquema como Mestre, os sinais externos com os painéis TP 4016 são controlados sem um conjunto. Há um operador nacional, outro internacional, um para conexões diferenciadas e um supervisor. E no controle central, outros 6 trabalhos foram instalados com os painéis TP 4016, dos quais três são atribuídos a cada coordenação de estúdio grande e três a outras funções de um controle central. Além disso, existem outras posições nas duas salas de equipamentos.

Em conjunto, compõe um sistema complexo no qual os grupos correspondentes foram criados para que cada usuário seja comunicado da maneira mais eficiente possível dentro de seu grupo de trabalho, adaptando seu ambiente de comunicação para evitar ouvir mensagens que possam distraí-los do seu trabalho.

Monitoramento de vídeo
Por outro lado, as novas salas de controle integram mais de 30 monitores de vídeo Kroma by AEQ discretos, de telas de 17”, 18” e 24” a vários pré-monitores nos formatos 9” e 4 ”. Os monitores Kroma by AEQ incluem recursos avançados que aprimoram a experiência de monitoramento de sinal: novas entradas, ferramentas de calibração de câmera e outras funções adicionais, estabelecendo um novo marco no monitoramento. Todos os monitores permitem entradas DVI-I, CVSS, SDI, HD-SDI, 3G-SDI, oferecendo informações tricolores, formas de onda, vectorscópio e histograma, verificação de luma, cores falsas e assistência ao foco e exibição no monitor (IMD) dinâmico (protocolo TSL) ou função Dual-Split.

Todo o projeto foi liderado pela equipe técnica e humana da Hitachi Kokusai em colaboração com a Electrolab, o parceiro local da AEQ no Equador. Roberto Tejero foi o chefe técnico da AEQ responsável pela implementação, configuração e treinamento dos usuários de toda a instalação.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados