O Festival Eurovisão da Canção 2022, que vem sendo realizado na arena Pala Alpitour, em Turim (ITA) e se encerrará no dia 14 de maio, vem testemunhando um teste 5G Broadcast que possibilita transmissão ao vivo para telefones celulares graças à iniciativa da RAI, UER, Rohde & Schwarz e Qualcomm. O evento ao vivo foi produzido e distribuído para selecionar dispositivos móveis pela RAI usando a tecnologia 5G Broadcast. Especificamente, o CRITS (filial de P&D da RAI) será o departamento responsável por fazer uma demonstração ao vivo por meio de um sistema de ponta a ponta preparado para difusão 5G.
O teste mostra recursos de transmissão/multicast em 5G, onde o conteúdo codificado ao vivo é transmitido usando um sinal de transmissão 5G pelo ar para dispositivos de teste de fator de forma de smartphone da Qualcomm Technologies. Por outro lado, a Rohde & Schwarz forneceu uma solução que consiste no transmissor R&S TLU9 habilitado para transmissão 5G e no sistema BSCC2.0, que atua como uma rede central de transmissão/multicast. A solução 5G Broadcast é baseada no conjunto de recursos 3GPP Rel-16, operando em modo somente recepção (ROM), Free-To-Air (FTA) e sem exigir autenticação do dispositivo em uma rede móvel. O modo de transmissão 5G dedicado é demonstrado com uma infraestrutura de transmissão autônoma enquanto opera na banda UHF.
Manfred Reitmeier, vice-presidente de sistemas de transmissão e amplificação da Rohde & Schwarz, considera que com iniciativas como essa a empresa está “abrindo o caminho para o excitante mundo da transmissão 5G e a experiência do usuário incomparável, novas oportunidades de receita e modelos inovadores de serviço. fornece”.
Por outro lado, Lorenzo Casaccia, vice-presidente de normas técnicas da Qualcomm Europe, considera que a Eurovisão é a estrutura ideal para desenvolver este teste: “A Eurovisão não é apenas o que acontece no palco, mas o que acontece na sala verde, no público, em lugares que votam, e é o veículo ideal para mostrar as capacidades do 5G Broadcast.”
O Broadcast 5G oferece às operadoras de rede e emissoras a oportunidade de criar experiências envolventes para os consumidores em uma variedade de áreas de negócios existentes e novas, ao mesmo tempo em que permite alta eficiência espectral e redução de custos. A transmissão/multicast em 5G não se limita à distribuição de conteúdo linear e ao vivo.
Para operadoras de rede e provedores de conteúdo de mídia, oferece uma gama totalmente nova de modelos de negócios para fornecer conteúdo ou dados a um grande número de consumidores e sem interromper a rede móvel 5G regular. Os setores de instalações e automotivo são particularmente adequados para novas aplicações de consumo, enquanto a infraestrutura de alta potência oferece serviços de emergência e às autoridades nacionais maneiras mais seguras de transmitir mensagens públicas durante desastres naturais ou emergências.
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube