Série de suspense criminal “Der Pass” utilizou o software de edição, colorização, efeitos visuais (VFX) e pós-produção de som DaVinci Resolve Studio
A Blackmagic Design revelou que a série de suspense criminal “Der Pass” utilizou o software de edição, colorização, efeitos visuais (VFX) e pós-produção de som DaVinci Resolve Studio para os copiões e o tratamento de cores final nas suas duas temporadas. Vencedor de Melhor Drama na premiação nacional da televisão alemã, “Der Pass” centra-se em uma série de assassinatos misteriosos que acontecem na fronteira entre a Alemanha e a Áustria. Dois detetives, um de cada país, com abordagens e perspectivas muito diferentes, devem se unir para deter um assassino em série assustador.
O colorista Martin Szafranek colaborou com o DF Philip Peschlow e os diretores Cyrill Boss e Philipp Stennert para criar um tratamento de cores intuitivo e comovente para ajudar os telespectadores a se conectarem com as narrativas interiores dos personagens. “Grande parte da ação acontece ao ar livre em paisagens alpinas e arborizadas, então o nosso objetivo era que o tratamento fosse natural e não muito pretensioso”, explicou Szafranek. “Eu tinha muita liberdade e tentei criar looks com base no tom emocional das cenas, em vez da locação ou para manter a continuidade. Essa abordagem realmente complementou o tom final da série”.
Na segunda temporada, o DF e os diretores queriam introduzir mais cores, mas sem aumentar a saturação do visual geral. “Além de cores mais fortes para as paredes dos planos interiores, o Philip também teve a ideia de usar iluminação mais colorida, especialmente luz vermelha, e novamente, ele fez isso instintivamente para reforçar a atmosfera, mesmo se isso não fosse lógico ou realista”, continuou Szafranek.
“Minha cena favorita começa com um primeiro plano no Gideon, o policial austríaco, onde você tem a sensação de que ele está trancado em algum lugar. Eu aumentei os vermelhos na imagem toda para dar um tom mais ameaçador e também mais abstrato, para deixar dúvidas sobre onde ele realmente está. Ter preparado o look com todas as paletas de ferramentas do DaVinci Resolve durante o processamento dos copiões facilitou bastante a conclusão do tratamento final. Eu apenas adicionei algumas máscaras e usei uma das minhas ferramentas prediletas, a eliminação de ruído temporal, para dar os toques finais”.
Encarregado tanto dos copiões quanto da gradação final da primeira temporada, Szafranek transferiu a responsabilidade sobre os copiões para Torben Johnen e Kilian Maraz. “Era importante que o nosso relacionamento fosse claro e colaborativo, por causa dos vários looks e abordagens que poderiam ser aplicados a cada cena. Nós asseguramos que o diálogo seria constante, e contar com o DaVinci Resolve como a nossa base para todo o projeto a cada etapa da pipeline de colorização tornou muito mais fácil trabalhar com um processo criativo complexo”, concluiu Szafranek.