A companhia vai apoiar o desenvolvimento de capacidades 5G end-to-end para acelerar a adoção do 5G na União Europeia
A SES anunciou o fornecimento de frota de satélites, infraestrutura terrestre e soluções end-to-end para o projeto 5G Verticals Innovation Infrastructure (5G-VINNI). Essas contribuições permitirão demonstrações de 5G e validação dos principais indicadores de desempenho 5G e casos de uso. O projeto irá explorar soluções em áreas como segurança pública, eSaúde, transporte, transporte, mídia e entretenimento e automotivo.
O projeto 5G-VINNI é apoiado pelo Programa de Pesquisa e Inovação Horizonte 5G da Parceria Público-Privada de Infraestrutura 5G da União Europeia (5G-PPP) e tem o objetivo de acelerar a adoção do 5G na Europa. O projeto é liderado pelo Telenor Group e compreende 23 parceiros, incluindo as principais operadoras de redes móveis (MNOs) e fornecedores do setor. Entre os principais objetivos da 5G-VINNI estão a criação de sites de interconexão e instalações 5G de ponta a ponta, para fornecer orquestração amigável ao usuário e desenvolver um modelo de negócios viável para demonstrar o valor das soluções 5G e permitir sua adoção generalizada.
A SES está comprometida com o avanço do 5G e o desenvolvimento de padrões 5G para a indústria de satélites. Outros projetos importantes da companhia incluem uma demonstração ao vivo bem-sucedida da integração de satélites em redes 5G no EuCNC2018 e o desenvolvimento da integração satélite-terrestre para redes 5G como parte do projeto ARTES da Agência Espacial Européia (ESA), SATis5.
A SES fornecerá recursos habilitados para satélite para permitir a demonstração de casos de uso 5G, incluindo uma solução de resposta rápida que fornece backhaul de satélite para comunicações terrestres em cenários de resposta a emergências e segurança pública. Também fornecerá acesso a uma instalação de teste usada para outros projetos 5G. Além disso, em colaboração com os parceiros do setor de telefonia móvel, continuará a contribuir para os esforços de padronização destinados a apoiar a integração contínua de satélites no ecossistema 5G.
O projeto 5G-VINNI alavancará as mais recentes tecnologias 5G, incluindo a saída de iniciativas 5G-PPP, como o projeto SaT5G, no qual a SES é um parceiro-chave. Essa abordagem emprega virtualização de rede avançada, bem como tecnologias de rádio e núcleo, entre outras. Além disso, uma campanha de testes automatizada será empregada para validar blocos de construção 5G sob várias combinações de tecnologias e cargas de rede. O projeto 5G-VINNI aproveitará os recursos de satélite para permitir o ecossistema de comunicação geral e conectar vários locais em toda a Europa.
“É emocionante ver a dinâmica que o ecossistema 5G desenvolveu nos últimos meses, com o crescente reconhecimento do valor do satélite na aceleração do lançamento do 5G. O 5G-VINNI é um excelente exemplo de como as indústrias podem se unir para desenvolver casos de uso 5G escaláveis para verticais importantes ”, afirma John-Paul Hemingway, CEO da SES Networks.
“Hoje, a SES está trabalhando em várias trilhas para garantir que o satélite seja integrado de forma fácil e harmoniosa ao ambiente global 5G. Estamos liderando a carga e conduzindo padrões relevantes, obtendo a certificação MEF Carrier Ethernet 2.0 para nossos serviços habilitados para satélite O3b Medium Earth Orbit (MEO) e desenvolvendo os ativos espaciais e terrestres para dimensionar exponencialmente esses serviços de alto desempenho com nossa próxima geração do sistema O3b mPOWER. Estamos utilizando a inteligência de rede em MEO e serviços geoestacionários via satélite para fornecer soluções de ponta a ponta que trazem flexibilidade técnica, aumento drástico de processamento e eficiência de custos para a entrega de serviços 5G na era da escala de nuvem.”