Usando conhecimento adquirido na produção de ‘Hunted’ e ‘The Heist’, produtora Shine TV usa tecnologia LiveU para documentário que reflete a situação atual do Reino Unido
Aderindo às regras atuais de bloqueio de COVID-19 no Reino Unido, a Shine TV, integrante do Endemol Shine Group, criou um documentário inovador usando o aplicativo móvel LU-Smart da LiveU. “A Very British Lockdown: Diaries from the Frontline”, que foi ao ar em 21 de abril na ITV, um dos principais canais do Reino Unido, segue a equipe do NHS (Serviço Nacional de Saúde), trabalhadores de casas de repouso e pessoas comuns para refletir a realidade da vida atual.
“Muitas produções foram suspensas, por razões óbvias. As redes agora enfrentam a localização de conteúdo para preencher suas agendas. As empresas de produção estão se esforçando ao máximo para não se calar, se ajustando a novas maneiras de trabalhar para tornar a TV atraente no clima atual e aderindo às restrições do governo”, declarou o produtor executivo Tom Hutchings, da Shine TV. “Foi o que fizemos com este documentário, criando TV simplesmente com a tecnologia LiveU, que fornece uma seção transversal real do que está acontecendo. Isso significa que podemos ficar seguros e garantir que capturamos um ótimo conteúdo. Tudo no filme – com exceção dos GVs (visualizações gerais) – foi filmado através do aplicativo.”
Com base em sua experiência em fazer produções tecnicamente desafiadoras, como “Celebrity Hunted” e “The Heist”, que utilizavam a tecnologia da LiveU, a Shine TV começou a desenvolver um fluxo de trabalho para permitir filmagens remotas por membros do público, mantendo a qualidade editorial.
Tendo procurado possíveis participantes, a Shine TV garantiu que cada um baixasse o aplicativo LU-Smart da LiveU para seu smartphone. Isso significava que não havia equipe no local – nem contato físico com os participantes – com as imagens enviadas para os servidores da Shine TV e editadas em casa pelos editores da Shine TV. Usando o LiveU Central para gerenciar e monitorar o que estava sendo gravado em tempo real, atualizações adicionais de instruções foram comunicadas aos participantes conforme e quando necessário.
A Shine TV conseguiu aderir a todas as regras de bloqueio enquanto criava conteúdo de qualidade, que ainda tinha a sensação desejada de ser real. Embora este documentário seja sobre a experiência no Reino Unido, a Shine também recebeu imagens de outros países, incluindo Índia e África do Sul.
“O bloqueio é o momento mais extraordinário da história britânica recente, e estávamos desesperados para contar histórias comuns de esperança, medo e resiliência na luta contra a pandemia”, observou Tom Williams, produtor executivo do documentário. “Essa nova maneira de filmar nos levou a portas fechadas para mundos totalmente diferentes. Acabamos fazendo um filme realmente franco e não filtrado.”
Já Paul Shepherd, diretor regional de vendas da LiveU, disse que a “Shine TV utilizou a tecnologia de ligação móvel da LiveU para entregar um documentário de poder real, criado de maneira a cumprir todos os requisitos de bloqueio. Esta é uma conquista real. É emocionante vê-lo no ar na ITV e, é claro, também no serviço de captura ITV Player.”
A tecnologia LiveU foi fornecida pelo parceiro britânico Garland Partners.
Site relacionado: https://www.liveu.tv/