Home Reportagens Shotoku aplica rastreamento inteligente para reconhecimento facial no sistema TR-XT

Shotoku aplica rastreamento inteligente para reconhecimento facial no sistema TR-XT

Por Ricardo Batalha

AutoFrame requer um mínimo de opções de seleção e configuração no sistema de controle de câmera robótica TR-XT

A Shotoku Broadcast Systems adicionou rastreamento inteligente de rosto automático ao sistema de controle de câmera robótica TR-XT. Chamado de AutoFrame, requer um mínimo de opções de seleção e configuração, pois o restante é automático. Na verdade, pode até iniciar o rastreamento sem qualquer intervenção humana, recuperar a captura e iniciar o rastreamento imediatamente em uma operação.

Como o rastreamento facial do AutoFrame é considerado “virtualmente indistinguível de uma câmera manual”, significa que as salas de controle requerem menos pessoas e os operadores podem trabalhar facilmente em locais remotos ou em casa.

“Estamos familiarizados com a capacidade até mesmo da mais simples das câmeras PTZ de identificar e rastrear um rosto”, disse James Eddershaw, diretor administrativo do Shotoku. “O desafio para aplicativos de TV ao vivo, entretanto, é garantir que o rastreamento seja inteligente e produza uma experiência de visualização praticamente indistinguível de uma câmera manual. O AutoFrame combina algoritmos de rastreamento com ajustes sutis para atrasos de resposta, acelerações e desacelerações em movimento.”

O rastreamento pode ser baseado em uma única face ou em duas faces simultaneamente – mantendo o enquadramento apropriado nas entrevistas. Todas as seleções de rastreamento podem ser realizadas por um sistema de automação externo, de modo que, quando apropriado, as produções possam ser executadas sem qualquer operador de robótica dedicado. No entanto, a intervenção humana é possível sempre que houver necessidade – o AutoFrame será desativado imediatamente se um operador assumir o controle da câmera ou se o rastreamento aceitável se tornar impossível de manter. O AutoFrame nunca move a cabeça aleatoriamente, procurando um rosto para rastrear. Ele permanecerá desativado na câmera até que o rastreamento seja reiniciado.

“TR-XT, com sua riqueza de recursos e capacidade operacional avançada – e agora com rastreamento facial AutoFrame, oferece a qualquer emissora de TV ao vivo a chance de expandir o uso da robótica sem comprometer a qualidade de produção, enquanto mantém os custos sob controle”, disse Eddershaw.

O AutoFrame é totalmente integrado ao TR-XT e pode ser adicionado a qualquer instalação do TR-XT nova ou antiga, mas também é compatível com outros controladores Shotoku. Cada sistema pode rastrear simultaneamente quatro câmeras ao vivo e vários sistemas podem ser adicionados para aumentar essa capacidade, se necessário.

Fonte: David Fox | IBC

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados