A versão 2 do firmware inclui ISO alto base duplo 2500 e taxas de quadros variáveis
A Sony incorporará novas atualizações e melhorias para o seu sistema de câmeras de cinema Veneza CineAlta, incluindo a versão 2 de firmware, aprimorada e disponível no início de julho de 2018. Com essas melhorias, pretende tornar sua câmera mais flexível e melhorar a ergonomia.
Por outro lado, a Sony anunciou um plano para dar compatibilidade à tecnologia de alta frequência de alcance no sistema de Veneza. A versão 2 adiciona novas funções e capacidades, especificamente solicitadas por profissionais de produção para aumentar os recursos de gravação, personalizar a aparência, ter mais ferramentas de exposição e mais liberdade ao trabalhar com os objetivos.
Uma das principais melhorias é que, com mais de 15 passos de latitude de exposição, Veneza será compatível com ISO base alta de 2500, além do já existente ISO de 500, que permite tirar o máximo proveito do sensor exclusivo da Sony e executar de forma otimizada com baixa iluminação graças à faixa dinâmica de +6 a -9 passos com cinza médio a 18%. Isso aumenta os índices de exposição nos valores ISO mais altos para trabalhar em ambientes noturnos e interiores escuros, usar lentes mais lentas ou tratar o conteúdo com alto range dinâmico, tudo sem perder um único detalhe nas sombras.
A câmera agora permitirá que você selecione a velocidade (não padrão) em incrementos de quadro individuais, de 1 a 60. A V2.0 adiciona vários novos modos de imagem, como o modo full frame com resolução de 6K a 25p, 4K a 25p, 4: 3 anamófico, 6K, 17: 9, 1,85: 1 ou 4K 6: 5 anamórfico.
Os usuários também podem personalizar seus próprios aspectos e guarda-los na câmera como LUT 3D. Por outro lado, a Sony oferece agora um controle remoto com LAN por cabo, assim os usuários podem controlar e mudar de forma remota as principais funções, incluindo os ajustes de câmera, FPS, obturador, EI, íris (objetivas com montagem em E da Sony), início/detecção de gravação, assim como os filtros ND ópticos integrados. Por últimos, os usuários podem retirar a montagem PL e utilizar um amplo leque de objetivas com montagem em E nativa.
Sistema de extensão Venice
No Cine Gear 2018, a Sony mostrará o sistema de extensão Venice, de fotoframe completo integrado que permite distanciar o corpo da câmera da unidade do sensor de imagem em si a mais de seis metros sem reduzir a qualidade da imagem. Se trata do resultado de uma larga colaboração entre Sony e Lightstorm Entertainment, de James Cameron.
Sebastian Leske, responsável pelo marketing de produtos cinematográficos da Sony Profissional Solutions Europe afirma que o novo sistema de integração é um perfeito exemplo do que a empresa consegue escutar seus clientes com atenção. “Reconhecemos opiniões que se dão de forma constante e decidida e incorporamos as conclusões ao desenvolvimento de nossos produtos.”
O filme Avatar está entre os primeiros a utilizar o novo sistema de extensão Venice, ainda que esta filmagem tenha um potencial tremendo para outros usos com estabilizadores manuais e drones, assim como em montagens remotas em espaços fechados. A Sony também anunciará os detalhes de uma atualização opcional para oferecer compatibilidade com tecnologia de alta frequência de range, com a que se alcançará velocidades de até 60 fps em 6K, até 90 fps em 4K e até 120 fps em 2K. A atualização se lançará na primavera em 2019.
“Um requisito fundamental das operações com redes IP é dispor de uma plataforma de conectividade centralizada que possa gerenciar as complexidades dos ambientes de comunicação atuais, incluindo a distribuição de vídeo 4K e a compatibilidade com a virtualização”, afirma.
Esmerald é a primeira plataforma KVM que admite tanto conexões IP como conexões ao vivo, proporcionando às empresas a capacidade de usar redes KVM tanto por IP quanto proprietárias de todas as unidades Emerald. Os clientes poderão escalar a medida que sua operação se expanda, agregando unicamente pontos remotos. Desta maneira, proporciona uma conectividade perfeita em um ambiente SDI de conexão direta, ao mesmo tempo em que prepara o caminho para uma atualização direta e sensível até às redes IP.
A solução também é a primeira compatível com vídeo DisplayPort 1.2 4K a 60 Hz com profundidade de cor de 10 bits mediante switches e conexões IP padrão, permitindo a transmissão de imagens 4K com compressão matematicamente sem perdas. Emerald é uma autêntica solução KVM híbrida, as instalações que todavia operam principalmente em HD podem agregar 4K no ritmo em que o cliente deseja e fazer a transição de grupos de usuários individuais a medida que surge necessidade.
Ainda é a primeira solução KVM que proporciona total compatibilidade com os ambientes virtuais, permitindo a conectividade de qualquer combinação de servidores físicos e virtuais dentro de uma única rede KVM, oferecendo aos operadores uma via de migração direta e sensível até a virtualização. A plataforma KVM Esmerald oferece compatibilidade com máquinas VMware, Microsoft e Citrix mediante RDP, Remote FX e PCoIP.
Com a plataforma KVM Emerald, as operações podem ser escaladas de maneira infinita e gradual através de edifícios, campus e redes de área extensa, utilizando uma infraestrutura de rede existente e pendulares entre diversas fontes de sinais em velocidades inferiores a um segundo e inclusive, ainda mais rápido com uma matriz de conexão direta. Com independência de onde reside o usuário, sua experiência será exatamente a mesma que se estivesse conectado ao teclado, monitor e mouse, diretamente em uma CPU. A emulação true USB da plataforma KVM Emerald permite aos usuários conectarem diversos HD externos, tablets gráficas Wacom e praticamente qualquer outro dispositivo USB 2.0 de alta velocidade à rede KVM.
Inclui uma escalabilidade ilimitada, a plataforma KVM Emerald ajuda o departamento de TI a manter um ambiente limpo e seguro. Para garantir a confiabilidade e reduzir tempo de inatividade da rede, é possível configurá-la com rotas redundantes e pontos remotos de servidores para implementar o respaldo de segurança ante possíveis falhas. A Emerald foi projetada levando em conta aplicações críticas 24/7/365, proporcionando flexibilidade de rede em todos os níveis, até o ponto de poder conmutar completamente uma sala de controle para outra.
“Emerald mudará para sempre a maneira que a tecnologia KVM pode ser implantada e utilizada em áreas de aplicação diferentes, como por exemplo, a gestão de imagens médicas, a automatização industrial e as salas de comando e controle. Com a Emerald como uma verdadeira plataforma de migração, o Black Box deu um grande passo para ajudar seus clientes a se prepararem para o futuro, oferecendo soluções de conectividade para desfrutar de uma vantagem competitiva”, conclui Whitney.