Home Reportagens Sound xR: solução da Yamaha para simplificar a criação de áudio imersivo

Sound xR: solução da Yamaha para simplificar a criação de áudio imersivo

Como parte do ecossistema Sound xR, a solução AFC Image foi desenvolvida para o processador Yamaha DME7

Por Ricardo Batalha

A Yamaha apresentou na ISE 2025 seu novo conceito Sound xR, uma visão “realista” que busca escalar o áudio imersivo para os mais diversos ambientes e aplicações. O Sound xR é baseado nas tecnologias da Yamaha, Nexo e Steinberg, oferecendo um conjunto de processos que possibilitam “interconectar” os mundos real e virtual, desde grandes espaços para eventos ao vivo até o uso em “fones de ouvido pessoais”.

“A combinação única de tecnologias do grupo Yamaha proporciona um fluxo de trabalho contínuo, que vai desde a criação de conteúdos até o consumo. Esses novos produtos permitem oferecer escalabilidade em áudio imersivo de uma forma que nenhum outro fabricante consegue igualar”, declarou Tobias Weich, diretor de ProAudio Europe da Yamaha Music Europe.

Principais recursos do Sound xR
Como parte do ecossistema Sound xR, a solução AFC Image foi desenvolvida para o processador Yamaha DME7. Trata-se de uma ferramenta “elegante” direcionada a sistemas imersivos menores, integrando a tecnologia Active Field Control (AFC). Em paralelo, o software ProVisionaire, também da Yamaha, otimiza ainda mais o fluxo de trabalho do DME. Ele fornece um conjunto completo de ferramentas para o design, operação, controle e gerenciamento de licenças dos sistemas.

Outro destaque é a tecnologia Sound xR Core, que oferece uma localização sonora precisa e de alta qualidade em ambientes virtuais, ampliando as possibilidades de áudio imersivo.

A Nexo, empresa do grupo Yamaha, também revelou inovações para o mercado imersivo. Um dos destaques é o processador de áudio DME10, que possui 256×256 canais e é equipado com tecnologia Dante. Ele oferece até 128 entradas e 64 saídas para mixagem baseada em objetos com AFC Image, além de uma nova funcionalidade de reverberação 3D. O DME10 é compatível com os controladores TD e os sistemas de alto-falantes autoamplificados e line array da Nexo, permitindo a criação de sistemas imersivos de grande escala.

O software de configuração e simulação de sistemas NS-1, da Nexo, também foi atualizado e agora inclui o AFC Design Assistant. Essa ferramenta permite definir o número, a densidade e a posição dos alto-falantes, além de prever o desempenho sonoro e a cobertura para o público.

Por fim, a Yamaha destacou no evento a solução Steinberg Nuendo, uma ferramenta de pós-produção de áudio que agora é compatível com o protocolo Open Sound Control (OSC). Essa compatibilidade aumenta a versatilidade do software, permitindo sua integração em diferentes plataformas e configurações.

O conceito Sound xR reflete o compromisso da Yamaha em explorar novas possibilidades no áudio imersivo, adaptando suas soluções a uma ampla gama de necessidades, desde pequenos espaços até os maiores espaços para eventos.

Site relacionado: https://www.yamaha.com/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados