Home Reportagens Tokyo University of Information Science (TUIS) escolhe DaVinci Resolve para curso online de Pós-Produção

Tokyo University of Information Science (TUIS) escolhe DaVinci Resolve para curso online de Pós-Produção

Por Ricardo Batalha

TUIS oferece uma ampla gama de áreas acadêmicas, incluindo engenharia de sistemas, ciência de dados e design de mídia, com foco em informática baseada em computadores

A Blackmagic Design revelou que a Tokyo University of Information Science (TUIS) utiliza o DaVinci Resolve como software de pós-produção em todas as aulas online de pós-produção. A universidade, parceira de treinamento certificada em DaVinci Resolve, também instalou dez conjuntos compostos de DaVinci Resolve Studio, DaVinci Resolve Micro Panel e DaVinci Resolve Speed Editor para as aulas mais avançadas, além de uma URSA Broadcast e 10 conjuntos de Blackmagic Pocket Cinema Camera 4K e dois ATEM Mini Pros.

A faculdade de informática da TUIS oferece uma ampla gama de áreas acadêmicas, incluindo engenharia de sistemas, ciência de dados e design de mídia, com foco em informática baseada em computadores. “Temos uma matéria eletiva de edição de vídeo, destinada principalmente aos calouros, onde usávamos diferentes aplicativos para ensinar. No entanto, devido à situação da Covid-19, tivemos que recorrer às aulas online”, disse Jun Asakawa, um dos professores do laboratório de audiovisual.


Sem acesso às instalações da universidade, e mesmo se houvesse, impossibilitado de manter distanciamento social com aproximadamente 70 alunos em uma sala de aula, Asakawa teve que encontrar uma maneira de oferecer aulas práticas. “Não era viável que todos os alunos, em casa, usassem o mesmo aplicativo que nós usávamos no estúdio, e eu não queria que eles pagassem por aplicativos baseados em assinatura. Foi assim que acabamos usando a versão gratuita do DaVinci Resolve.”

“Pedimos que os alunos instalassem o DaVinci Resolve em seus notebooks, que a faculdade fornece a todos os calouros. Eles usaram seus smartphones para filmar e editaram no DaVinci Resolve como parte de suas avaliações”, continuou Asakawa.

Como parceiro de treinamento certificado em DaVinci Resolve, Asakawa, e outros professores, estavam prontos para ensinar DaVinci Resolve. Eles aprenderam o software como instrutores e se sentiam confiantes de que seria um bom aplicativo para seus alunos usarem. Ao contrário das faculdades de cinema convencionais, a TUIS não é um lugar que atrai somente alunos interessados em cinema e vídeo. Muitos dos alunos da turma online com DaVinci Resolve não tinham experiência em produção de vídeo, mas foram capazes de concluir seus trabalhos enquanto apresentavam o progresso de suas produções via Zoom.

No laboratório audiovisual da faculdade, os alunos avançados podem aprender novos métodos de produção de vídeo através da prática, em resposta ao ambiente de mídia da era digital. É lá que os alunos poderão ganhar experiência com câmeras Blackmagic Design, switchers ATEM e um conjunto completo de suítes DaVinci Resolve.

“Temos uma quantidade limitada de equipamentos, então os produtos Blackmagic são para os alunos que querem aprender produção de vídeo avançada. Eles podem editar e colorizar usando os controladores dedicados”, observou Asakawa. “Antes, o equipamento que tínhamos no estúdio estava ficando desatualizado, e a Blackmagic é de longe o equipamento profissional mais acessível, por isso também instalamos câmeras URSA Broadcast e Blackmagic Pocket Cinema Camera 4K. Os dois ATEM Mini Pros foram instalados no ano passado para aulas online, mas vamos usá-los para aulas de streaming”, acrescentou.

Asakawa ainda comentou que planejam emprestar as unidades Blackmagic Pocket Cinema Camera 4K aos alunos para que eles possam filmar onde quiserem e possam gravar em Blackmagic RAW. “Agora temos 10 câmeras, mas esperamos aumentar o número de unidades no futuro”.

Sobre o DaVinci Resolve, Asakawa analisou: “O DaVinci Resolve possui um conjunto de ferramentas que é utilizado por profissionais, e eu acho legal que até os alunos podem ter acesso a um conjunto de ferramentas desse calibre. Embora as especificações dos computadores usados pelos alunos não sejam ideais para edição de vídeo, eles usaram modo proxy e mídias otimizadas para uma edição mais fluida. Foi ótimo observar que alguns alunos se sentiram motivados a usar recursos do Fusion e da Fairlight e acabaram se tornando mais proficientes do que nós”.

Site relacionado: www.blackmagicdesign.com

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados

Comentários fechados.