A Confederação das Associações Independentes de Futebol (CONIFA) conseguiu transmitir um torneio ao vivo contando com o ecossistema de soluções em nuvem da TVU Networks. No final de junho, a CONIFA conseguiu produzir e transmitir o torneio de futebol profissional Copa América da remota cidade chilena de Linares, praticamente sem soluções tecnológicas, com um mínimo de pessoal e a baixo custo.
Não foi um projeto muito premeditado, pois, devido a problemas de última hora com o sistema de transmissão convencional, pois eles tiveram que planejar uma alternativa de solvente em apenas alguns dias. A solução que a CONIFA utilizou para atingir seu objetivo foi um mix de soluções baseadas em nuvem da TVU Networks, que possibilitam uma nova forma de produzir eventos esportivos com smartphones.
O hardware da CONIFA no Chile consistia em apenas três smartphones e dois tablets conectados à rede 4G disponível com cartões SIM, além de microfones, tripés, estabilizadores para tomadas de campo e um pacote de baterias ultraportáteis de íons de lítio da TVU PowerPac, que mantinham carregados os smartphones e tablets. As soluções baseadas em nuvem da TVU – TVU Producer, TVU Partyline, TVU Remote Commentator e TVU Anywhere – fizeram o resto do trabalho.
Para o evento Copa América da CONIFA, o vídeo capturado com smartphones e tablets no Chile foi enviado diretamente para a TVU Producer via nuvem, onde dois arquitetos de soluções da TVU Networks no México gerenciaram a produção de vídeo, gráficos e áudio.
O TVU Remote Commentator, também gerenciado no México, permitiu que a equipe da TVU inserisse notícias e comentários de convidados de todo o mundo na transmissão, mantendo todos os elementos perfeitamente sincronizados. Por meio do TVU Partyline, os membros da equipe em ambos os locais colaboraram em tempo real durante a produção. O TVU Anywhere retransmitiu ao vivo pela CONIFA TV, além de outras redes de distribuição de conteúdo e plataformas de mídia social.
Diego Bartolotta, presidente da CONIFA Américas, considera que esta implantação foi um sucesso total e que pode ser “muito importante para o futuro das partidas e torneios da CONIFA na América Latina e no mundo”. Por outro lado, Rafael Castillo, gerente geral e vice-presidente da TVU Networks para EMEA e América Latina, destaca que graças ao seu “bloco de construção e abordagem modular, com soluções fáceis de implantar sem infraestrutura, recursos limitados e locais remotos não limitam mais o que pode ser alcançado”.
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube