Home Reportagens Visual nostálgico de ‘The Sixth Reel’ captados pelas lentes vintage Cooke Speed Panchro

Visual nostálgico de ‘The Sixth Reel’ captados pelas lentes vintage Cooke Speed Panchro

Por Ricardo Batalha

Lentes originais realocadas são a escolha perfeita para um filme sobre a Velha Hollywood

Com um filme com um elenco mais maduro, ambientado no mundo das memorabilia do cinema, a diretora de fotografia da Sixth Reel, Jendra Jarnagin, recorrou às lentes vintage Cooke Speed Panchros para capturar uma aparência natural enquanto lisonjeia a pele mais velha. As vintage Cooke Speed Panchro trouxeram um visual nostálgico para “The Sixth Reel”, escrito e dirigido por Charles Busch e Carl Andress, e estrelado por Charles Busch, Julie Halston, Margaret Cho, Tim Daly e um elenco de amados veteranos da Broadway.

No filme de humor, o personagem Jimmy é um velho nova-iorquino obcecado por Hollywood, que faz parte de uma extensa comunidade de exigentes – e extremamente maliciosos – colecionadores de memorabilia de filmes. Quando a morte de um amigo próximo desenterra a última bobina perdida de um filme de terror clássico, Jimmy e seus companheiros inventam esquemas desleais para lucrar com uma grande venda do filme.

“O produtor Jamie Buckner me recomendou para o projeto e depois os diretores me escolheram, devido ao meu trabalho anterior que mostra uma força para fotografar atores mais velhos de forma lisonjeira”, disse Jendra Jarnagin. “Os diretores queriam que o filme fosse baseado no naturalismo, com uma abordagem visual clássica. Ao priorizar fazer com que todos tenham a melhor aparência na câmera, nunca quisemos que parecesse muito glamoroso, falso ou super iluminado”, acrescentou.

Os diretores Charles Busch e Carl Andress colaboraram muito com Jarnagin no que diz respeito ao visual do filme. “Eles tinham ideias claras, mas com uma sólida formação em teatro, buscaram minha contribuição cinematográfica sobre a linguagem visual e como elevar sua visão”, disse ela. “Assistimos muitas comédias clássicas de alcaparra pelo tom e drama, e alguns filmes de Woody Allen por seu bloqueio e movimento de câmera. Listamos o filme inteiro com antecedência no Zoom. Essas reuniões me ensinaram muito sobre o filme e as prioridades narrativas dos diretores. Falar sobre cada cena envolveu a discussão de certos aspectos das cenas em detalhes uns com os outros, o que não é algo que você consegue de um único diretor. Esse aspecto foi super informativo para a compreensão de toda a história e intensidades emocionais e nuances em um nível mais profundo”, acrescentou.

Jarnagin é uma grande fã das lentes Cooke e, embora possua um conjunto de Cooke S4 / i, queria um visual um pouco diferente para o filme. “Eu soube imediatamente que queria usar as vintage Cooke Speed Panchro
para este filme. Elas são minhas lentes de aparência favoritas”, afirmou Jarnagin. “Para um elenco na casa dos 60 e 70 anos, eu sabia que as lentes seriam gentis e lisonjeiras para os atores, mas também me proporcionam o alcance certo de distâncias focais e velocidade de que eu precisava.”

A ARRI Rental em Nova York forneceu o pacote completo da câmera, incluindo uma ALEXA Mini e um conjunto completo de lentes Cooke Speed Panchro realojadas com TLS. A filmagem, ocorrida no Umbra Stages, em Newburgh/Nova York, com algumas locações na vizinha Beacon e uma semana no West Village de Manhattan, teve que ser muito disciplinada devido às restrições da pandemia. “Foi a maior parte do primeiro filme completo da equipe durante a Covid e se adaptando às novas formas de trabalho”, disse Jarnagin. “Mantivemos nossos dias de filmagem em 10 horas e filmamos em apenas 15 dias, o que foi um cronograma muito difícil”, completou.

Para Jarnagin, as vintage Cooke Speed Panchros foram absolutamente a escolha certa para este filme. “É um filme sobre amantes do cinema. Queríamos homenagear os tipos de filmes pelos quais os personagens são obcecados e transmitir um toque sutil de nostalgia, ao mesmo tempo em que nos sentimos renovados e atuais”, declarou. “As lentes Cooke vintage tinham a suavidade e o caráter sutil certos sem serem muito originais ou chamarem a atenção para si mesmas. E todo mundo está ótimo, é claro!”, concluiu.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados

Comentários fechados.