Novo estúdio de notícias da emissora alemã Welt tem até seis soluções Vizrt, que contribuem para sua produção diária
A nova infraestrutura da emissora alemã Welt, baseada em SMPTE 2110 NMOS, é capaz de transmitir sem a necessidade de um switch de produção tradicional. Todas as mixagens / efeitos (M / E) e efeitos de vídeo digital (DVE), bem como todo o conteúdo de video wall e estúdio virtual, são baseados em software. Para tornar esse fluxo de trabalho eficaz, a emissora voltou sua atenção para a variedade de produtos de narrativa visual da Vizrt.
Em colaboração com o integrador Qvest Media, a empresa norueguesa forneceu soluções como Viz Mosart para automação; Viz One para gerenciamento de ativos; Viz Pilot Edge para fluxos de trabalho de jornalistas; Viz Multiplay para controle de conteúdo de video wall e Viz Engine para energia, interconexão e resultado.
Automação flexível
Um dos principais objetivos de Welt era estabelecer fluxos de trabalho “altamente automatizados”. A tarefa foi complexa, visto que a configuração do estúdio não possui apenas sete câmeras robóticas, mas também painéis de led móveis ou iluminação controlada por IP. Para gerenciar esta seção, Welt decidiu contar com o Viz Mosart, uma solução que orquestra a interação entre os elementos mencionados anteriormente. Da mesma forma, o conteúdo dos videowalls também é gerenciado por software: uma combinação de Viz Multiplay e Mosart.
Outro pilar do projeto foi se beneficiar de uma infraestrutura SMPTE 2110 NMOS com a ajuda de um orquestrador e um controlador de broadcast. A este respeito, os motores Viz compatíveis com SMPTE 2110 implantados na instalação executam a reprodução de clipes, além do trabalho gráfico. Isso, nas palavras de Vizrt, “garante o timing perfeito”.
“Criar uma instalação de transmissão de notícias é um desafio técnico, mesmo com base na arquitetura tradicional. O que inventamos para a Welt são fluxos de trabalho inovadores em cada etapa necessária para criar o programa que imaginamos. Isso influenciou a escolha das ferramentas de jornalismo e automação, bem como a forma como nossa infraestrutura deveria funcionar e ser controlada. Nossa intenção não era remover o switcher. No entanto, com a flexibilidade e funcionalidade dos componentes de software e a infraestrutura IP subjacente, isso não era mais necessário. Com a Vizrt, encontramos o fornecedor de software certo para levar este projeto adiante”, comentou Thorsten Prohm, CTO da Welt.
Por outro lado, Gerhard Lang, CTO da Vizrt, acrescentou: “As mentes criativas por trás dos fluxos de trabalho e da estética da Welt abordaram a Vizrt com um conceito em que queriam assumir o controle total de todos os aspectos da cadeia de produção.” Lang explica que, juntos, projetaram uma configuração totalmente baseada em software que funciona sem um switch de produção. “Um desafio técnico como este requer não apenas que os módulos funcionem, mas também uma colaboração profunda entre as partes. Estamos felizes e orgulhosos por Welt nos ter escolhido parceiros para este projeto inovador que nos permite demonstrar o que é possível com IP e software”, concluiu.
Comentários fechados.