Cristiano Lobato Flores lembrou as etapas do processo que envolve a migração da TVRO da banda C para a banda Ku, prevista no edital do leilão do 5G
O diretor geral da ABERT, Cristiano Lobato Flores, foi presença confirmada no webinário do Painel Telebrasil 2021, que abordou a “Operacionalização dos compromissos 5G”, ocorrido na última terça-feira (14). Flores lembrou as etapas do processo que envolve a migração da TVRO da banda C para a banda Ku, prevista no edital do leilão do 5G.
“O leilão de 5G está ingressando, agora, em uma fase decisiva, da modelagem final do edital. A partir daí, iniciaremos a fase executiva, em que todos os agentes de mercado e o poder público ficam imbuídos de alcançar consensos, de modo que, de um lado, o 5G se torne realidade, e, de outro, a migração para a banda Ku ocorra sem qualquer solução de continuidade para o seu usuário. Nenhum brasileiro ficará sem acesso ao serviço de televisão aberta por satélite. Essa será a nossa diretriz, à semelhança da experiência virtuosa do edital de 4G.”
Durante a abertura do evento, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, destacou a importância do leilão 5G. “Quanto mais rápido realizarmos o leilão, mais rápido conseguiremos fazer com que essas pessoas sejam conectadas e que a gente dê uma condição mínima de inclusão digital e social para esses brasileiros”, disse.
O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Leonardo Euler de Morais, declarou que a chegada do 5G renderá R$ 160 bilhões em investimentos no país para os próximos 20 anos, considerando o valor das faixas ofertadas ao mercado e os compromissos que serão assumidos pelas operadoras.
O Painel Telebrasil é considerado um dos principais encontros digitais sobre conectividade e inovação do país e conta com a participação de autoridades governamentais e lideranças empresariais do setor de telecomunicações. A programação acontecerá ainda nos dias 21 e 28 de setembro, com conteúdos inéditos.
Site relacionado: https://paineltelebrasil.org.br/