Home Reportagens Accedo, Qualcomm e HBS se unem para formar a XR Sports Alliance

Accedo, Qualcomm e HBS se unem para formar a XR Sports Alliance

XR Sports Alliance, fruto da união entre Accedo, Qualcomm e HBS, funcionará como uma "ponte entre a indústria dos esportes e a XR"

Por Ricardo Batalha

Accedo, Qualcomm e HBS se unem para formar a XR Sports Alliance, uma nova iniciativa para acelerar a comercialização de serviços esportivos de Realidade Estendida (XR). A XR Sports Alliance funcionará como uma “ponte entre a indústria dos esportes e a XR”, combinando a experiência da Accedo em UX de vídeo, distribuição e monetização; a tecnologia XR baseada no processador Snapdragon da Qualcomm Technologies; e o conhecimento de mercado esportivo da HBS.

O objetivo é promover a “recopilação de conhecimentos” e o avanço tecnológico, reduzindo o tempo de comercialização de serviços esportivos XR. A aliança busca também impulsionar o desenvolvimento e a implementação de produtos e serviços XR para esportes, fornecendo soluções completas para ajudar as principais partes interessadas a implementar processos de realidade estendida de forma eficiente e em larga escala.

O escopo de atuação da XR Sports Alliance inclui produção e distribuição de vídeo imersivo, definição da arquitetura do sistema, contextos de dados e monetização, testes com usuários e consultoria sobre tecnologia e modelos de negócios. O programa estará aberto à participação de terceiros, incluindo fabricantes de equipamentos XR, para promover o desenvolvimento de hardware XR específico para esportes e entretenimento em vídeo.

Michael Lantz, CEO da Accedo, explicou a motivação por trás dessa iniciativa: “Acreditamos que a XR se tornará uma importante plataforma de distribuição de conteúdo e engajamento do usuário e queremos conectar as partes interessadas do setor para colaborar e inovar. A rede da Aliança permitirá às indústrias descobrir a demanda do setor em diferentes regiões geográficas e lançar luz sobre o pipeline das próximas soluções XR, permitindo que os proprietários e detentores de direitos esportivos tomem decisões baseadas em dados”.

Patrick Costello, diretor executivo de gestão de produtos da Qualcomm Technologies, apoia essa iniciativa como parte da chegada de “uma nova era da computação espacial”. Em suas palavras: “Acreditamos firmemente que as experiências XR revolucionarão a forma como os fãs se envolvem com os esportes e já estamos vendo um aumento na adoção de experiências de entretenimento imersivo graças ao surgimento de novos dispositivos XR e ao aumento do investimento dos OEM em direitos de conteúdo esportivo. A XR Sports Alliance reunirá os principais atores da cadeia de valor do entretenimento esportivo, promovendo coletivamente o ecossistema para oferecer experiências esportivas imersivas que mudem as regras do jogo”.

Sylvain Lebreton, diretor de serviços digitais da HBS, vê o programa como um “compromisso” com “os líderes da indústria em cada parte do ecossistema XR e de transmissões esportivas”. “Estamos certos de que acelerará, em última análise, o desenvolvimento e a implementação de serviços esportivos XR comerciais”, concluiu.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados