Home Reportagens AEQ Xpeak é implementado no Centro Cultural Kirchner

AEQ Xpeak é implementado no Centro Cultural Kirchner

O projeto foi realizado em colaboração com a integradora Viditec e o uso da tecnologia IP em todo o projeto proporciona grande versatilidade operacional

Por Ricardo Batalha

O CCK (Centro Cultural Kirchner), um dos edifícios emblemáticos da cidade de Buenos Aires, antiga sede dos Correios e Telégrafos, e tem uma infraestrutura comparável aos centros culturais mais importantes do mundo. Seu interior abriga o Auditório Nacional, a Sala Argentina, a Grande Lâmpada e a Cúpula, combinando o alto valor patrimonial do edifício histórico com tecnologia de ponta. Inaugurado em 2010 no edifício histórico do Correo Argentino, o CCK conta com um órgão de 3.500 tubos.

A empresa Viditec participou da licitação para engenharia de gravação e distribuição de vídeo. Até 2022, todos os serviços de engenharia audiovisual eram alugados. No entanto, a partir deste ano, decidiu-se investir em infraestrutura audiovisual local, com câmeras Sony, mesas de corte de vídeo e o sistema de intercomunicação Xpeak. O sistema Xpeak foi fornecido para operar na Sala Sinfônica e na Sala de Câmara, de menor porte.

O departamento técnico optou por implementar um sistema de intercomunicação para a gestão audiovisual, composto por equipamentos de mesa, belt-packs sem fio e com fio. Os dispositivos com fio foram conectados às câmeras, enquanto os sem fio foram destinados à equipe em movimento nas salas.

O AEQ Xpeak é um sistema de intercomunicação que utiliza tecnologia de rede virtual, permitindo interconexão global automática por meio de um assistente que elimina as dificuldades de criar redes virtuais e configurar dispositivos. Assim, diferentes painéis de hardware ou software se interligam, como se estivessem em um único centro de produção, independentemente de estarem na mesma LAN ou distribuídos em locais diferentes com acesso à Internet. Não é necessário IP estático, DNS dinâmico ou configuração de encaminhamento de portas, pois cada painel se adapta automaticamente à rede local. Funciona em qualquer ambiente de rede, mesmo em redes muito restritivas. O sistema inclui painéis físicos de rack e de mesa, além de belt-packs com e sem fio.

O projeto foi realizado em colaboração com a integradora Viditec e o uso da tecnologia IP em todo o projeto proporciona grande versatilidade operacional.

Site relacionado: http://www.aeq.eu/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados