Home Reportagens Al Jazeera renova seu estúdio principal com câmeras robóticas da Ross Video

Al Jazeera renova seu estúdio principal com câmeras robóticas da Ross Video

Studio 5 da Al Jazeera foi atualizado apostando na tecnologia Ross Video para marcar o 25º aniversário da agência de notícias sediada no Catar

Por Ricardo Batalha

As câmeras robóticas da Ross Video chegam ao principal estúdio de notícias da Al Jazeera, recentemente reformado para marcar o 25º aniversário da agência de notícias sediada no Catar. O Studio 5 da Al Jazeera foi atualizado apostando na tecnologia Ross Video, contando especificamente com cinco sistemas de câmeras Ross SkyDolly montados no teto, sete pedestais XY CamBot de roaming livre e o sistema Vision[Ai]ry Facial Tracking (Ft).

Além disso, para aumentar a versatilidade da instalação, a Al Jazeera instalou quatro faixas SkyDolly nos tetos de toda a instalação, a maior delas com 60 metros de comprimento e circunda todo o estúdio e a sala de mídia. Outra grande pista circular com dois SkyDollies também foi integrada ao estúdio principal, bem como às redações.

Quando combinados com os sistemas SkyDolly, os suportes CamBot oferecem maior flexibilidade, pois podem ser posicionados e movidos para qualquer lugar do estúdio. O sistema Vision[Ai]ry Ft, por sua vez, melhora a qualidade e consistência das transmissões da Al Jazeera ao rastrear automaticamente os movimentos da equipe no estúdio, garantindo que os movimentos da câmera robótica sejam fluidos e mantenham a equipe sempre bem enquadrada.

Ibrahim Nassar, diretor de engenharia de transmissão da Al Jazeera, conta como se deu a integração do estúdio: “Quando decidimos, no início de 2021, renovar completamente nossos estúdios para o 25º aniversário da Al Jazeera, percebemos que o cronograma era curto e desafiador. Além disso, também queríamos um visual de ponta que combinasse fotos espetaculares da câmera com um dos mais belos designs de estúdio já feitos. Tanto a Al Jazeera quanto o integrador de sistemas trabalharam com a Ross Robotics no passado e sabiam que eles eram os únicos a fazer isso, e não ficamos desapontados.”

Nassar contou com a ajuda de Christopher Ferguson, da Clickspring Business Development, empresa de design que desenvolveu o novo estúdio. Ferguson vê as soluções de Ross como a chave para a configuração que ele e sua equipe tinham em mente: “Desde o início, os sistemas CamBot e SkyDolly foram essenciais para a visão criativa do estúdio, e a equipe de técnicos no local que implementou e calibrou a miríade de hardware e software foram alguns dos melhores profissionais com quem já tive a oportunidade de trabalhar.”

Miguel Declerck, gerente sênior de desenvolvimento de negócios EMEA da Ross Video, lista as chaves para a integração: “A Al Jazeera é uma das maiores referências no mundo da transmissão, por isso foi uma grande honra quando eles nos pediram para equipar seus novos estúdios com doze de nossos sistemas robóticos. Era importante para a Al Jazeera que cinco dos doze robôs fossem suspensos em elevadores telescópicos enquanto proporcionavam tiros em movimento perfeitamente estáveis. Ao mesmo tempo, os robôs tinham que ser 100% à prova de queda e perfeitamente integrados ao magnífico cenário que cobria o chão, paredes e teto. E nessas condições difíceis é exatamente onde nosso SkyDolly brilha. Estamos muito satisfeitos com a cooperação simbiótica entre o cliente, integrador de sistemas, cenógrafo, iluminação e cenógrafos neste projeto.”

Site relacionado: https://www.rossvideo.com/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados