Após uma exibição de sucesso na Euro Cine Expo 2024, a Astera, desenvolvedora de soluções inovadoras de iluminação para os mercados de cinema, eventos e TV, recebeu com orgulho o prêmio Best of Show concedido pela film-tv-video.de. O prêmio foi dado pela notável nova adição ao portfólio de iluminação com a LunaBulb, lançada no início de junho. A vitória segue o sucesso anterior da empresa em 2023, quando a Astera foi finalista com seu PlutoFresnel.
A LunaBulb imita a aparência de uma lâmpada tradicional, mas incorpora todos os benefícios da tecnologia LED, o que significa um consumo de energia menor e controle totalmente sem fio com níveis incríveis de precisão ao ajustar a cor e o brilho. Com foco na inovação tecnológica e de design, os juízes do Best of Show ficaram particularmente impressionados com a forma como a LunaBulb proporcionou aos iluminadores tanto o potencial criativo quanto prático de uma solução de iluminação tradicional e consagrada, mas incorporando avanços tecnológicos e elementos de design bem considerados para oferecer uma opção mais prática, flexível, adaptável e fácil de usar.
Em termos de especificações técnicas, a LunaBulb baseada em LED consome apenas 3,5 watts e está disponível com encaixes E26, E27 e B22. O uso do motor LED Titan – comum a toda a linha Astera – significa controle preciso e sem cintilação tanto para níveis de branco (1.750 – 20.000K) quanto para uma variedade de cores (RGB, Mint, Amber), com opções RGB, HIS, XY e Filter Gel. Esse uso do motor LED Titan também significa que a LunaBulb se integra perfeitamente com outras luzes da Astera, que foram projetadas como um ecossistema completo para oferecer aos iluminadores acesso a uma ampla gama de soluções criativas de iluminação (incluindo tubos, pucks, fresnéis, holofotes e lâmpadas), todos coordenados e controlados a partir de uma única fonte.
Do ponto de vista do design, a LunaBulb foi criada para que possa alternar rapidamente entre uma forma clássica de lâmpada e uma forma slimline via um clipe com mola, permitindo que as luzes sejam usadas de maneiras versáteis; seja imitando a estética de uma lâmpada convencional, ou sendo colocadas em outras luminárias para fornecer uma fonte de luz prática com alto grau de controle e adaptabilidade.
Uma parte particularmente importante da decisão dos juízes foi não apenas a própria LunaBulb, mas o PrepCase que a acompanha. Com ele, a configuração e a instalação são significativamente simplificadas, permitindo que oito lâmpadas sejam pré-configuradas em movimento – com a própria maleta sendo alimentada por bateria. A maleta gera endereços DMX auto-atribuídos e permite ajustes e agrupamentos das lâmpadas no local, ou alternativamente, os usuários podem optar por usar o Bluetooth Bridge, o aplicativo Astera ou um conjunto de controles remotos Astera para ajustar instantaneamente as lâmpadas, individualmente ou coletivamente. Isso torna a LunaBulb – e o portfólio mais amplo da Astera – adaptável ao fluxo de trabalho preferido de cada usuário.
“Pode ser difícil avaliar produtos de cinema em tantas categorias diferentes, desde a pequena LunaBulb da Astera até uma câmera de grande escala de €200k. Mas simplesmente nos apaixonamos pelo conceito apresentado pela Astera; encaixando a tecnologia LED mais avançada e inovadora na forma exata de um design de lâmpada de 150 anos”, comentou Christine Gebhard, Editora-Chefe da film-tv-video.de.
Ben Díaz, Chefe de PM da Astera, continuou nesse tema: “Combinar tradição com inovação é um aspecto que muitas vezes influencia o design na Astera. Muitas soluções de iluminação do passado são bonitas em sua estética, e carregam consigo uma tradição, história e convenção que é importante manter na produção cinematográfica. Com luzes como nossa LunaBulb e PlutoFresnel, não estamos tentando mudar ou apagar a beleza dessa forma de iluminação tradicional, mas simplesmente torná-la mais eficaz, eficiente, prática, acessível e flexível para os criativos de iluminação.”
Ele concluiu: “Por outro lado, parte de nossa linha é uma revolução completa não apenas em termos de tecnologia, mas também de estética de iluminação – por exemplo, com nosso TitanTube. Ao trazer tanto a tradição quanto a inovação sob o motor LED Titan, fornecemos aos diretores de iluminação a capacidade de honrar a tradição ou abrir novos caminhos com sua visão, sem interromper os fluxos de trabalho que desenvolveram. Estamos satisfeitos, orgulhosos e honrados por receber este prêmio, que reconhece essa filosofia subjacente”.
Site relacionado: https://astera-led.com/
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube