Home Reportagens Atlantic Crossing da NRK entregue com DaVinci Resolve

Atlantic Crossing da NRK entregue com DaVinci Resolve

Por Redação

A série “Atlantic Crossing”, um drama histórico de oito episódios, foi colorizada no DaVinci Resolve por Dylan R. Hopkin, colorista sênior da Nordisk Film Shortcut Oslo

A Blackmagic Design anunciou hoje que a série “Atlantic Crossing”, um drama histórico de oito episódios, foi colorizada no DaVinci Resolve por Dylan R. Hopkin, colorista sênior da Nordisk Film Shortcut Oslo.

Estrelada por Sofia Helin (The Bridge, Arn), Kyle MacLachlan (Twin Peaks, Sex and the City) e Tobias Santelmann (Exit, O Último Reino), a série retrata a verdadeira história da princesa Märtha, que lutou por seu país e seu casamento durante os trágicos eventos da Segunda Guerra Mundial.

“Tive a sorte de fazer parte desde os primeiros testes de câmera e lentes em outubro de 2018”, começa Hopkin. “Foi muito divertido conhecer o projeto e a equipe criativa principal logo na fase inicial. Durante a filmagem, fiz vários testes e outros trabalhos de consulta para esclarecer quaisquer dúvidas que a produção tivesse durante a filmagem.”

Segundo Hopkin, sua tarefa era criar uma estética artística que acentuasse a cinematografia e representasse como os espectadores enxergariam os personagens, os figurinos, o design de produção e os locais históricos, na vida real.

“Criei uma curva de contraste personalizada no DaVinci Resolve que deu uma modulação de realce suave, um toque de luz de preenchimento de gama mais baixa para obter mais detalhes nas sombras e uma resposta quase preta. Havia também uma pequena quantidade de ciano nas sombras para criar mais separação de cores”, acrescentou.

“Atlantic Crossing” foi filmada em vários países, como Noruega, Suécia, Finlândia, Reino Unido e EUA. Hopkin refletiu isso na gradação. “Acrescentamos diferenças sutis a cada uma das regiões”, explicou. “Sejam os tons mais frios da guerra que devastou Oslo e Londres ou o sentimento de esperança em tons claros mais saturado em Washington D.C.”

Uma ferramenta particularmente útil que Hopkin lembra foi o plug-in integrado OpenFX de aperfeiçoamento facial. “A moda nos anos 40 tinha muitos chapéus e, muitas vezes, o brilho dos chapéus sombreavam os olhos do ator. Além de rastrear as power windows para obter um pouco de iluminação facial, usei o recurso de realce do brilho dos olhos do plug-in de aperfeiçoamento facial para iluminar sutilmente os olhos.”

Hopkin seguiu os padrões Rec.709 durante toda a pipeline de pós-produção. “Eu usei o OpenFX integrado de mapeamento de gama do Resolve para domar as cores da gama e a GPU acelerou os escopos de vídeo para observar os níveis de vídeo. Todas as entregas foram 1080p25 em SDR.”

Devido à pandemia da covid-19, Hopkin e a equipe tiveram dificuldades para ter sessões presenciais, mas a tecnologia possibilitou que o projeto continuasse. “A integração sólida do Frame.io dentro do DaVinci Resolve se tornou extremamente importante para nós, que estávamos trabalhando remotamente. Colocar todos os comentários diretamente na minha linha de tempo de gradação foi muito importante. Esta abordagem abriu muitas novas possibilidades e continuará sendo importante quando a sociedade começar a voltar ao normal.”

Atualmente no ar no canal norueguês NRK, “Atlantic Crossing” será lançada nos EUA no segundo trimestre de 2021 no PBS Masterpiece.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados